Como produzir uma monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 73 (18108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES INSjgyTITUTO A VEZ DO MESTRE PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”

COMO PRODUZIR UMA MONOGRAFIA PASSO A PASSO... ...Siga o mapa da mina.

Prof. Marco Antonio Larosa Prof. Fernando Arduini Ayres

Rio de Janeiro 2005

3

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

COMO PRODUZIR UMA MONOGRAFIA PASSO A PASSO... ...Siga o mapada mina.

OBJETIVOS: Esta publicação atende a complementação didáticopedagógica de metodologia da pesquisa e a produção e desenvolvimento de monografia, para o curso de pósgraduação, mestrado, doutorado... Pelos autores.

4

AGRADECIMENTOS

A todos os autores, corpo docente do Instituto “A Vez do Mestre”, à professora Márcia Chaves de Souza pela revisão dos textos, à Edna Brito peloauxílio na formatação. Aos alunos e pessoas que, direta e indiretamente, contribuíram para a confecção desse trabalho acadêmico e sua constante atualização.

5

DEDICATÓRIA

Dedico esse livro a minha mulher Lílian, que tanto colaborou para a confecção e o aperfeiçoamento desse trabalho. Também a Maria Clara e João Lucca meus filhos, pela alegria que trouxeram ao nosso lar. Marco Antonio LarosaÀ Laura Arduini, minha mãe e primeira professora na universidade da vida. Fernando Arduini

6

RESUMO
As aulas iniciais de metodologia da pesquisa são consideradas por muitos alunos uma disciplina difícil, complexa e de pouca aplicabilidade, porém, por se tratar de trabalho acadêmico, a linguagem deve ser culta e específica, o que dificulta a compreensão do leitor leigo no assunto.Entretanto, esse não é o maior dos problemas. Como docentes, observamos que, a grande preocupação inicial dos alunos é com o formato da monografia. “– Professor, como é uma monografia? O senhor tem uma cópia para que a gente possa ver? Posso copiar uma na biblioteca para ver como é que é?” São muitas perguntas, mas a mais importante, normalmente não é formulada – “Como produzir uma monografia?” O trabalhode formatação é o mais fácil, difícil é escolher o tema principal e iniciar o aprofundamento nos conteúdos. Depois, mais um processo de aprofundamento até a busca do tema particular, devidamente delimitado, e aí sim, coletar os dados necessários para a confecção da monografia. Neste livro, estruturado propositalmente no formato de uma monografia para possibilitar uma familiarização imediata doalunado com tais trabalhos, procura ensinar, passo a passo, como produzir um eficiente trabalho acadêmico. Visualize o livro, você verá como é uma monografia, o livro já está no formato de um trabalho acadêmico, com toda a formatação, a paginação e o desenvolvimento de capítulos. Afinal, o livro foi diagramado como uma monografia. É só olhar, estudar e deixar de se preocupar com o sintoma que maisprovoca a tal da TPM – Tensão Pré-Monográfica, entre os alunos: o formato.

7

METODOLOGIA
A metodologia utilizada destina-se a apoiar as aulas e palestras de conteúdo programático teórico, bem como as vivências adquiridas no decorrer de outros cursos ou no próprio mercado de trabalho, tornando o assunto mais atraente e compreensível para os educandos.

O aluno terá um livro bem didático,acompanhará passo a passo, como trilhar os caminhos que levam à excelência de uma monografia. Utilizamos como referência, bibliografias (oferecidas ao aluno para consulta), pesquisa de campo (coleta de dados nas salas de aula, nos cursos de graduação e pós-graduação), além da experiência dos autores no Mestrado e Doutorado.

Ao contrário das normas tradicionais, onde os conceitos de Ciência eMetodologia Científica são apresentados no primeiro capítulo de qualquer livro sobre o assunto, optamos por iniciar nosso trabalho pelo que nos parece ser a grande dificuldade do alunado: a escolha do tema e o caminho a seguir.

A necessidade dos alunos (adequação) em buscar uma qualificação no decorrer de cada curso, para melhor se estabelecer ou entrar no mercado de trabalho, leva o professor...
tracking img