Como podemos fundamentar nossas pesquisas e investigações nas relações pessoais? há um determinismo histórico e econômico nas relações sociais?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE
Unidade Pedagógica:
Disciplina: Tópicos de Sociologia e Ciência Política
Curso: História
Circuito: 8
Aluno (a)s:


Como podemos fundamentar nossas pesquisas e investigaçõesnas relações pessoais? Há um determinismo histórico e econômico nas relações sociais?


Segundo Karl Marx o Marxismo ultrapassou as idéias dos seus pensadores, tornando a pesquisa uma correnteteórica que a política abrange em uma enorme gama de pensadores e militantes.


Podemos fundamentar nossas investigações e pesquisas nas relações pessoais com base no conjunto de idéias, normasfilosóficas, políticas, sociais e econômicas elaboradas por Marx. É citado que a sociedade é comparada a um edifício no quais as fundações, a infra-estrutura, seriam representadas pelas forçaseconômicas, enquanto o edifício em si, a superestrutura, representaria as idéias, costumes, instituições (políticas, religiosas, jurídicas, etc.).

Tal afirmação, defendendo rigoroso determinismoeconômico em todas as sociedades humanas, foi estabelecida dentro do permanente clima de polêmica que havia com a oposição, que existe constante interação e interdependência entre os dois níveis que compõea estrutura social: da mesma maneira pela a infra-estrutura atua sobre a superestrutura, sobre os reflexos desta, embora, em última instância, sejam os fatores econômicos as condições finalmentedeterminantes.

Existe um determinismo histórico e econômico nas relações sociais, pois no capitalismo sempre acontecerá injustiça social e o único jeito de uma pessoa ficar rica e ampliar suafortuna será explorando os trabalhadores, ou seja, o capitalismo é selvagem, pois o operário produz mais para o seu patrão do que o seu próprio custo para a sociedade e o capitalismo se apresentanecessariamente como um regime econômico de exploração, sendo a mais-valia a lei fundamental do sistema.
































Referencias:


Disponível na...
tracking img