Como os conceitos adotados no empreendedorismo, podem contribuir para que medidas preventivas sejam implantadas na cidade de são paulo, com o objetivo de reduzir o impacto dos problemas gerados pelo aquecimento global e mudanças climáticas?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Antes de chegarmos a alguma conclusão sobre tantos aspectos abordados, é necessário que abramos todos os conceitos envolvidos, à fim de excluir algumas definições triviais que possam gerar margem para discussões ou debates intermediários, portanto teremos que definir arbitrariamente o que cada conceito significa neste cenário.

Segundo o SEBRAE, "o conceito de empreendedorismo vemsofrendo constantes inovações. Ainda relacionado a práticas pró-ativas e inovadoras, gradativamente se abandona uma visão reducionista do empreendedorismo associado exclusivamente ao exercício de uma atividade econômica e se passa a lhe associar a qualquer atividade humana". Inclusive de cunho ambiental.

O próximo passo é entender o papel do poder público na função de empreendedor, que sabemosque tem suas vantagens pelas facilidades de controle de diversos órgãos e da máquina pública, mas acaba sendo dificultado pela burocracia estatal e leis ultrapassadas, muitas vezes oriundas da constituição de 1888. No caso do poder municipal, muitos empecilhos podem surgir de suas próprias atribuições, limitadas em relação ao Governo Estadual, e vice versa.

Em alguns exemplos práticos, podemoscitar as atribuições de transporte público; que são da prefeitura no que se refere à SPTRANS, mas ao Estado no caso do Metrô; ou sobre segurança pública, de responsabilidade estadual, embora disponhamos da Guarda Civil Metropolitana (municipal), com alçada limitada.

O próximo passo é entender o que representa o aquecimento global no cenário específico da cidade de São Paulo.

O aquecimentoglobal e a discórdia na comunidade científica

Desde 2009, quando o escândalo do 'Climategate' estourou e emails de cientistas comprovaram a manipulação de dados climáticos em prol da teoria do aquecimento global, a comunidade científica está dividida sobre tais mudanças climáticas. O primeiro fator em pauta, se refere às próprias manipulações dos dados climáticos, para se comprovar a existênciado aquecimento global, foi definido que o aquecimento natural e cíclico da Terra, deveria ser menos importante que o aquecimento causado pelo homem, que teoricamente passou a acontecer em meados de 1950. Com a manipulação dos dados, o aquecimento global ganhou força, já com a descoberta das fraudes, o aquecimento da Terra passou a não ser consenso na comunidade científica.

Nota: os dados nãosão claros, pois existem poucas estações metereológicas ao redor do mundo, no Brasil por exemplo, as poucas existentes foram desativadas durante o governo de Fernando Collor de Melo. Fator que se repetiu em vários locais do mundo. As principais medições são feitas via satélite e tem desvio padrão considerado alto.

À partir de 2009, muitas novas abordagens sobre o assunto 'Aquecimento Global' têmsurgido, a que tomaremos por base nesse estudo, será a que se refere às mudanças climáticas locais, aliada aos benefícios gerados por gestões sustentáveis, pois o assunto se limita à cidade de São Paulo e porque o aquecimento global, embora seja defendido por grande parte da comunidade científica, ainda é tratado como hipótese, não como fenômeno.

O professor de climatologia da USP, RicardoAugusto Felício, que trabalha em parceria com pesquisadores da Universidade Oxford na Inglaterra, é um dos defensores de que a Terra não está aquecendo por interferência humana.

Segundo Felício: "A hipótese do aquecimento global não passa no crivo científico, ou seja, não consegue apresentar a evidência científica de que é o homem que causa o aquecimento global ou a mudança climática". Ele aindacompleta: "O CO2 não controla o clima da Terra".

É praticamente impossível concluir com as ferramentas disponíveis, e sem um consenso da comunidade científica, efetivamente como ações pontuais por nós propostas, interfeririam nos processos de mudanças climáticas globais. Por isso a prevenção ambiental, geração de recursos e sustentabilidade ganharão importância em nossa conclusão, partindo de...
tracking img