Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
A finalidade do estágio do curso técnico em açúcar e álcool, assim como dos demais cursos oferecidos pelo IFG, é a complementação curricular, através da aproximação do acadêmico à realidade do ambiente de trabalho em uma empresa, proporcionando, desta forma, a utilização prática de toda teoria exposta em sala de aula, motivando o espírito de trabalho em equipe. Portanto, as atividadesdesempenhadas por um técnico estagiário em tal setor baseiam-se na instalação, manutenção preventiva e, quando possível, manutenção corretiva dos equipamentos instalado no tal setor. Tendo como objetivo de descrever as atividades durante o período de estágio, apresentando uma visão geral dos procedimentos realizados como material técnico, oferecendo oportunidade para os acadêmicos desenvolverem, naprática, os conhecimentos adquiridos no curso, que serviram para o maior e melhor aprimoramento profissional.

5. CONCLUSÃO
A busca pelo conhecimento teórico é de suma importância para que saibamos o que estamos fazendo e conhecer as opções do que fazer e como fazer uma determinada atividade proposta, ou seja, não ser apenas braços realizando certa tarefa. Acredito que toda e qualquer atividadeprática é melhor executada quando há uma boa base teórica prévia.
Porém, mesmo quando há uma ótima formação teórica, não há livros ou apostilas que ensinam o que se aprende apenas com a vivência diária. Dai reconheço a importância da realização deste estágio, um meio de aprender aquilo que só se aprende na pratica. O Curso técnico em açúcar e álcool é um curso que capacitam técnicos, ou seja,profissionais habilitados a aplicar técnicas de processos químicos. E embora tenha tido uma carga horária pesada de estudos, é freqüente e esperado que se haja necessidade de ajuda, como também há oportunidades de ser a pessoa que ajuda.
A questão é que todas as atividades propostas foram bem desenvolvidas absorvendo ao máximo conhecimento adquiridos durante o estágio, que serviu como complementodos conhecimentos adquiridos no período de estudos. Tive contato com alguns aparelhos que não havia visto no técnico, desde mais simples – como um pipetador automático - até mais complexos – como um HPLC. Talvez tenha sido isso algo que faltou na formação, um contato maior com alguns aparelhos que podem ser úteis no nosso futuro profissional. Porém compreendo que são aparelhos caros que seria demuito difícil acesso pela escola.
Outro aspecto de profunda relevância na realização de um estágio é a vivencia em um ambiente de trabalho, onde a cobrança por resultados é maior. Talvez fosse muito difícil a adaptação ao mercado de trabalho de uma pessoa que de aluno se torna empregado, sem antes passar por um estágio, onde se aprende o que é fazer parte de uma empresa, ter responsabilidade deentregar atividades em um prazo sem a tolerância que haveria em um ambiente escolar.
Procurei não ser mais um e fazer a diferença onde estive participando com dedicação e interesse no que me foi proposto, respeitando colegas e superiores, me dispondo a fazer o que fosse pedido ou simplesmente sugerido. Acredito que ética é importante aspecto, seja qual for à área de atuação.
Sendo assim, vejoque o estágio, em qualquer que for a formação, acredito, é algo que não fica marcado apenas no histórico profissional. O que é aprendido e vivenciado no estágio deve ser guardado para que não fique apenas no histórico, que se torne parte de um futuro.

Processos de Produção do Álcool
Parte do caldo decantado mais o melaço, que formam um subproduto chamado de mosto, vão para a fabricação doálcool etílico. O composto é levado para dentro de um recipiente, conhecido como dorna, onde é adicionado uma mistura de 10% do volume total da mistura, com fermento. Esse fermento e/ou leveduras que são microorganismos vivos, agem na mistura e vão ser os responsáveis pela transformação do mosto no produto final álcool. Através de duas reações químicas conhecidas como invertase e zimase, a sacarose...
tracking img