Como motivar sua equipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
É um livro conciso, mas poderoso. Há uma seqüência de técnicas e dicas criativas que vai ajudar você e sua equipe a sair da mediocridade e do baixo desempenho. A verdade é que nenhum desses princípios e idéias inovadoras tem valor a não ser que você os aplique no dia- a- dia da empresa. Isto certamente vai ajudar os executivos a criar uma ambiente de trabalho acolhedor e vibrante para seuscolaboradores.
Para montar uma equipe motivada, primeiro tem que fazer com que seus colaboradores queiram ser influenciado e inspirado por você, essa é uma questão chave. Mas a realidade é que as pessoas só ficam motivadas a fazer o que é do seu interesse. Seu objetivo como gerente, portanto, é fazer com que encontre pontos de identificação entre o seu próprio bem estar e o da organização. Quando issoacontece, os colaboradores demonstram um entusiasmo natural para trabalhar com mais afinco porque isso representa a realização de alguma meta ou desejo pessoal. Essa é apenas uma outra maneira de dizer que a motivação está dentro de cada um. E que ela nos impulsionam a buscar o que desejamos. Para conseguir motivar sua equipe, descubra por que seus colaboradores querem ser motivados por você.Reconheça que a verdadeira motivação está dentro de você e direcione os colaboradores para o que é mais importante e significativo.
Muitos gerentes tentam motivar suas equipes usando as abordagens positivas quanto as negativas, lembre-se que a motivação não pode vir através de medo e manipulação, pois quando o que motiva é o medo e a manipulação, eles não se mostram tão interessadas em conseguir oque desejam porque estão preocupados em não perder seus empregos. Muito menos a motivação por incentivos, pois a princípio ela pode ser boa mas e depois, terá sempre que aumentar os incentivos e aonde vai parar com isso?. O certo é desenvolva uma abordagem que promova o propósito e o crescimento profissional, o que precisa fazer é ajudar os profissionais a entenderem a importância de suacontribuição para a organização.
Para que as pessoas atinjam altos níveis de desempenho, é preciso colocá-las em cargos que satisfaçam suas necessidades individuais, sem deixar de lado o que é importante para a empresa. O segundo passo é fazer uma pesquisa comportamental e pedir sugestões de melhorias. Use os resultados desse feedback para implementar mudanças que melhorem as condições de trabalho de todos.Aprecie o que cada pessoa tem de especial, ao reconhecer a importância da individualidade, você demonstra que aprecia a diversidade de talentos. Peça opiniões para aumentar a satisfação, é a melhor forma de conhecer as expectativas, reclamações e sugestões da sua equipe. Lembre-se que assuntos como desenvolvimento pessoal, reconhecimento e criatividade são tão importantes para os colaboradoresquanto pra você.
Outro ponto que o livro cita é que, tem que fazer com que os colaboradores se sintam parceiros, para isso é fundamental que eles se sintam e exerçam algum poder dentro da organização. Os melhores gerentes fazem com que cada colaborador seja um parceiro no negócio. Algumas dicas para que isso aconteça é, encoraje o pensamento empreendedor, faça com que os colaboradores vejam aempresa com olhos de dono, não de subordinado. Explique como o negócio funciona, ajude a equipe entender o que ocorre fora das quatros paredes do seu departamento. Deixe que os colaboradores se sintam ‘’donos do negócio”, o segredo está em fazer com que tenham mais autonomia e se sintam parte da ‘’tribo’’ e, mais do que tudo, ajam como se fossem donos da empresa.
Mostre como o negócio funciona, passepara sua equipe o que realmente a empresa faz e suas estratégias de mercado, tais como a situação financeira, novos projetos e futuros investimentos. É importantíssimo mostrar para os colaboradores tudo com muita transparência, isso faz com que os colaboradores se sintam cada vez mais interessados com a empresa.
Conheça seus concorrentes, essa estratégia apresenta um pequeno risco, na medida...
tracking img