Como medimos a chuva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como medimos a chuva?

Usualmente encontramos informações ligadas a quantidade de chuva. Até nos jornais televisivos, impressos, revistas, sites de previsão de tempo, todas as informações de chuvacostumam estar expressas em MILÍMETROS (mm). Todos nós conseguimos saber quando chove mais forte, mais fraco, por um maior ou menor período...

Mas como precisar estas informações? Como medir oquanto choveu? Como é que a chuva pode ser expressa numa unidade de comprimento (mm)?

Para entender, vou explicar brevemente a idéia principal de como se mede a chuva.

Existem vários aparelhos paramedição de chuva, no entanto todos seguem a mesma teoria, o mesmo princípio de amostragem.

O princípio é de que só podemos medir a chuva que cai em uma pequena área, por exemplo, na boca de umbalde. A partir dessa pequena amostra, extrapola-se para áreas maiores, chegando a uma bacia.

O pluviômetro
Finalidade
O pluviômetro (do latim pluviu= chuva, metru= medir), também conhecido comohietômetro ou udômetro, destina-se a medir a quantidade de precipitação, em forma de chuva, garoa, orvalho, neve ou granizo em uma determinada região.
Medida da precipitação
A unidade 'generalizadamente'adotada para a medida da "precipitação" é o milímetro, subentendo-se que1 mm de precipitação corresponde à altura que se eleva 1 litro de água quando homogeneamente distribuída numa base de 1 metroquadrado. Assim, dizer em que tal região houve uma precipitação de "10 mm", significa dizer que (em média), cada 'metro quadrado' dessa região recebeu '10 litros' de água da chuva.
Para medir a chuva,qualquer recipiente de formato cilíndrico ou prismático pode servir. Basta colocar uma latinha ou outro recipiente numa área descoberta. Como a área é constante, podemos medir diretamente (usando umaproveta graduada) quantos milímetros se acumularam dentro do recipiente. Este processo, todavia, tem pouca precisão, podendo gerar erros de 1 ou 2 milímetros (1 ou 2 litros de erro, por metro...
tracking img