Direito civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analisando o problema proposto na atividade, existe a obrigação do estabelecimento em indenizar os prejuízos decorrentes do furto.
Por decorrentes pode-se entender a restituição de umbem no valor daquele subtraído, além de perdas e danos, haja vista trata-se, também, de descumprimento de responsabilidade contratual (art. 389 Código Civil).
Nesse sentido, segueementa de apelação cível proferida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul:
apelaçÃO cíveL. RESPONSABILIDADE CIVIL. FURTO DE VEÍCULO EM ESTACIONAMENTO DE UNIVERSIDADE. dever de indenizar osdanos materiais E morais.
1. RESTOU CARACTERIZADO, NO CASO DOS AUTOS, O CONTRATO DE DEPÓSITO, NECESSÁRIO PARA SE EXIGIR O DEVER DE VIGILÂNCIA E GUARDA SOBRE OS VEÍCULOS DEIXADOS NOESTACIONAMENTO DO ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL.
2. Ressalte-se, ainda, que embora a demandada não explorasse economicamente de forma direta a área utilizada como estacionamento, pois não cobravaqualquer valor para uso daquele local para este fim, é notório que oferece esse espaço para a comodidade de estudantes e funcionários, os quais são atraídos também por essa vantagem específica.
3. Acircunstância de a demandada ser entidade filantrópica não ilide a responsabilidade desta pelos furtos ocorridos no seu campus, pois a simples inexistência de fins lucrativos não implica emconcluir que esta está isenta de ressarcir danos ocasionados a terceiros. Negado provimento ao apelo.

Desta forma, no problema proposto na atividade, caberia além dos danos materiais,ação para indenização dos danos morais (art. 186 Código Civil).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

Código Civil e legislação civil em vigor / Theotonio Negrão, José Roberto F. Gouvêa; com acolaboração de Luis Guilherme Aidar Bondioli – 28. Ed. – São Paulo: Saraiva, 2009.
Gonçalves, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro, volume 4. São Paulo: Saraiva, 2010.
www1.tjrs.jus.br
tracking img