Como funcionam as upp´s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As UPP´s foram criadas com o intuito de pacificar regiões muito violentas e dominadas pelos traficantes e bandidos, o que acabava por negar à população daquela determinada região uma vida digna.Os moradores dos locais pacificados antigamente não tinham direito a nada, nem mesmo uma vida tranqüila, já que viviam dominados pelo medo imposto pelos marginais que comandavam as suas localidades commãos de ferro, ditando as regras do jogo. Se as próprias condições de vida e trabalho, saúde, educação, etc lhes eram tiradas, o que dizer do direito à cultura e às trocas sociais.
Pelo que pudeobservar nos vários artigos que encontrei sobre o assunto em questão, vejo que as UPP´s trabalham para, além de manter a paz, reestruturar a vida social das pessoas, garantindo o acesso à espetáculosde teatro, festas regionais como o carnaval e o natal, eventos específicos que promovam a inclusão dos moradores na esfera social, dentre outros.
Segundo o próprio conceito definido do no siteupprj.com, a UPP é denominada de Polícia da Paz e “... é um novo modelo de Segurança Pública e de policiamento que promove a aproximação entre a população e a polícia, aliada ao fortalecimento de políticassociais nas comunidades. As UPPs representam uma importante ‘arma’ do Governo do Estado do Rio e da Secretaria de Segurança para recuperar territórios perdidos para o tráfico e levar a inclusão socialà parcela mais carente da população.”
Seu objetivo principal é a pacificação das comunidades, porém, seja explícita ou implicitamente, ela direciona suas ações na busca e manutenção de condiçõesdignas de vida e cidadania, cultura e educação aos seus habitantes. Suas ações contam diretamente com a participação dos moradores, que são incluídos no trabalho realizado pelos policiais através deparcerias de confiança.


Fontes: http://upprj.com – Acesso em 22.02.2012
http://www.uppsocial.com.br - Acesso em 22.02.2012
http://topicos.estadao.com.br/upp - Acesso em 23.02.2012...
tracking img