Como fazer mestrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FEARP – FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE RIBEIRÃO PRETO

COMO FAZER MESTRADO


Introdução

O processo seletivo de uma graduação, dependendo do curso é concorrido e desgastante. Ao se formar, algumas pessoas acabam escolhendo a pós-graduação. O processo de tal escolha também é difícil, e o fato de ser formado em uma boa faculdade não é garantia de passar. Amedida que o mercado escolhe pessoas muito mais preparadas, os processos também se tornam mais rigorosos. O número de pessoas que querem ter uma pós-graduação no currículo também tem aumentado, o curioso é saber que nem todos estão preparados. O objetivo desse trabalho é mostrar quais os processos necessários para cursar um mestrado. E como base, nada mais óbvio que estudar em cima do processo seletivoda Fea- Usp. Deixando claro que, cada faculdade tem o seu método próprio de seleção.

Conheça o programa

É fundamental conhecer o programa em que se almeja. Informe-se sobre a linha de pesquisa, as oportunidades, a infraestrutura, o corpo docente, as disciplinas, tendo assim a visão do programa como um todo. Se possível, entre em contato com pessoas que já tem o mestrado ou ainda estão acaminho.
A preocupação principal em uma seleção de mestrandos ou doutorandos é garantir que as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação se mantenham. Cada PPG tem uma identidade própria e privilegia certas abordagens do campo de atuação. Essa identidade é dada pelo conjunto das pesquisas dos professores integrantes.
O mínimo que você tem a fazer se quer entrar numa pós-graduação, portanto,é conhecer o trabalho dos professores (até para poder indicar os possíveis orientadores quando for preencher o formulário de inscrição). O primeiro passo é buscar a página da Web dos programas que lhe interessam e ler atentamente todo o material, em especial as descrições das linhas de pesquisa. Não se preocupe muito em compreendê-las, em geral são redigidas de forma criar o mínimo de limitações detrabalhos que possam ser incluídos em seu escopo. Basta identificar aquela em que sua proposta parece se encaixar melhor. Depois, cheque os Currículos Lattes dos professores dessa linha de pesquisa e tente ler ao menos alguns de seus artigos.

Mantenha o foco no projeto de pesquisa
O documento mais importante em uma seleção de pós-graduação é seu projeto, ou anteprojeto (porque o projeto vaise consolidar durante o primeiro semestre de mestrado). Na prática, é uma proposta explicando o que você pretende fazer durante os dois anos de estudos. Esse texto indica aos selecionadores quais são seus interesses, sua bagagem teórica, sua capacidade de formular problemas e imaginar soluções metodológicas e, de uma maneira geral, sua afinidade com a academia. O projeto deve estar adequado àslinhas de pesquisa e, de preferência, a algum orientador do PPG.
Você pode até passar nas provas, mas se o projeto for de má qualidade ou inadequado, esqueça.
O mais difícil na concepção do projeto é formular o problema de pesquisa. Pode parecer algo trivial, mas não é. A pergunta central de sua proposta deve condensar todas as suas premissas e todas as suas hipóteses. Não é algo para se pensarnuma viagem de ônibus.
Um bom problema de pesquisa só aparece após muita leitura e alguma observação do objeto. De fato, tenha certeza de que estará até o último momento do mestrado refletindo sobre a formulação de seu problema. Os selecionadores sabem disso, então se esforce, mas não se estresse tentando resolver essa parte. Por outro lado, evite apegar-se a este e a qualquer aspecto do projeto,porque ele fatalmente vai sofrer mudanças.
Todo o resto do projeto decorre do problema de pesquisa. Todos os elementos devem estar subordinados à meta de esclarecer a pergunta a ser respondida ao longo de seus estudos. Alguns programas divulgam um roteiro sugerido para o projeto. Convém segui-lo. O PPGCOM da Unisinos oferece um excelente tutorial de elaboração de projetos.
Uma técnica que...
tracking img