Como elaborar um relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anexo 1
Características:

Através da exposição das teorias de coletas de dados, baseadas entre outros, na obra de Adelphino Teixeira da Silva, Administração e Controle, Editora Atlas, destacamoso enfoque das pesquisas de mercado, expressando técnicas alternativas de entrevista (coleta de dados): pessoal; telefone; correio (físico ou digital).

ENTEVISTAS:

Tipo: Pessoal.
Vantagens: onumero de respostas é maior; obtém-se maior número de informações; maior flexibilidade do entrevistador em adaptar e interpretar perguntas de difícil entendimento.
Desvantagens: custo muitoelevado; o entrevistador poderá influenciar os entrevistados.

Tipo: Telefone.
Vantagens: velocidade em se obter as informações; custo reduzido; mais fácil de se obter a cooperação do entrevistado.Desvantagens: número limitado de informações; dificuldades de se obter uma amostra representativa;

Tipo: Correio.
Vantagens: maior versatilidade das perguntas; custo mais baixo, independente dolocal onde se encontrar o entrevistado; maior tranqüilidade no preenchimento do questionário.
Desvantagens: alto índice de não-respondentes; maiores possibilidades de erros nas respostas

Pesquisa deMercado:

PESQUISA DE PRODUTOS OU SERVIÇOS – tem por finalidade colher dados sobre os produtos ou serviços em face das exigências dos consumidores.
PESQUISA MERCADOLÓGICA – trata-se do tipo depesquisa que visa a conhecer as classes sociais (rica; média e pobre), a localização dos consumidores, a renda familiar, faixa etária, sexo, hábitos...
PESQUISA DE VENDA – busca conhecer ocomportamento das vendas pelos diversos canais de distribuição.
PESQUISA MOTIVACIONAL – procura-se descobrir os motivos ou as razões do comportamento do público consumidor, a fim de orientar as decisõesadministrativas, principalmente as de marketing.

FASES DAS MENSIONADAS PESQUISAS:

1 – finalidade da pesquisa;
2 – determinação das fontes de dados e informações;
3 – elaboação de questionários ou...
tracking img