Análise sociológica do mengão sob a luz de simmel

695 palavras 3 páginas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Trabalho de Introdução à Sociologia – Prof. Paulo Baía
Cláudio Robledo Pinto de Oliveira - (dre)

"Se Euclides da Cunha fosse vivo teria preferido o Flamengo a Canudos para contar a história do povo brasileiro".
(Nélson Rodrigues)

“Um homem pode mudar tudo. A sua cara, a sua casa, a sua família, a sua namorada, a sua religião, o seu Deus. Mas há uma coisa que não pode mudar. Não pode mudar a sua paixão.”
(Do filme El Secreto de Sus Ojos, de J.J. Campenella)

Começamos com uma citação do escritor e dramaturgo tricolor Nélson Rodrigues para responder a pergunta chave desse trabalho: “o que é afirmar o ‘ser brasileiro’?”. Podemos construir uma noção historiográfica do que é a identidade nacional, como ela é construída, através de quais referências, mártires, líderes, mitos, eventos... Mas, como isso é construído no imaginário dos cidadãos a cada dia que passa? Semana passada comemoramos mais um sete de setembro, mas para além do grito de independência às margens do Ipiranga, o que nos identifica como brasileiros? É um “independência ou morte” que nos aproxima e faz-nos sentir parte de um grupo, de uma nação? Verdade que tanto no Brasil, quanto em outros países, a cultura e os costumes nos identificam mais do que nosso passado heróico (ou não). O carnaval, o futebol; Portela, Mangueira, Pelé, Zico... Não falemos então sobre o dia sete de setembro, para esse trabalho a base que fora pedida foi um evento da última quinta-feira, dia oito.
O evento escolhido do dia oito de setembro foi o jogo do Corinthians e o Flamengo; e a rede de sociabilidade as torcidas, duas maiores torcidas do Brasil. Como responder a questão chave com isso? Em “Questões Fundamentais da Sociologia”, Simmel fala que a sociedade se constitui na relação dos indivíduos entre si, pois os mesmos estão sempre ligados uns aos outros, - partilhando de algo, trocando influências - formando uma espécie de uma grande rede, uma unidade. “A sociedade é

Relacionados