Como elaborar um projeto cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como elaborar Projeto Cultural
Dicas e tutorial para a elaboração de um projeto cultural.
"Kit básico" para Captação de Recursos
A organização Iko Poran publicou um excelente artigo, com os passos principais para a captação de Recursos.

Kit para Captação de Recursos

“O que se chama de sorte é normalmente o subproduto de uma comunicação de sucesso”

A regra básica para se levantarrecursos para um projeto é: “Se você não procurar, você não encontra”. No entanto, existem métodos que produzem melhores resultados em menos tempo. Apresentamos abaixo algumas técnicas que podem ajudar na sua comunicação. 

Apresente-se como um vendedor, e não como um pedinte. Se a ajuda é pedida com você se lamuriando de suas dificuldades, muitas vezes o doador dá uma pequena esmola para se livrardo importuno. A postura de venda agrada aos prováveis doadores e implica na utilização de técnicas modernas. Você não está pedindo dinheiro para suas férias, você está querendo participar na construção de um mundo mais justo ao mesmo tempo em que aprende outras culturas e abre novos horizontes para a sua vida. “Venda” ao doador os benefícios que ele estará gerando ao contribuir com seu programa devoluntariado. Lembre-se sempre: antes de pedir algo, você deve ver o que pode fazer pela outra pessoa.

Esteja muito bem preparado para responder qualquer pergunta sobre o seu programa. Familiarize-se com os objetivos da Iko Poran em nosso site e sobre os detalhes de seu programa. Qual é o histórico da organização parceira ? Como e onde será o programa? O que será alcançado ? Quantas pessoasserão beneficiadas? O que você aprenderá ? Qual é o valor disso para a sua vida ? E para a vida do doador? Como você poderá retribuir ao doador ? Se for preciso, ofereça uma apresentação educacional após o seu retorno sobre os resultados do seu programa. Esta opção funciona melhor com organizações religiosas, instituições educacionais ou grupos cívicos.

Planeje com antecedência e comece o seuprocesso de levantamento de recursos muito antes dos prazos de inscrição do seu programa. Isto vai assegurar que você terá o tempo necessário para ser bem sucedido. 

Os “Nãos” serão inevitáveis, mas não se deixe desencorajar: os “Sims” também acontecerão, pois existem muitas pessoas querendo ajudar a mudar o mundo sem saber como, você só precisa encontrá-las. Seja persistente! “Nada no mundo podetomar o lugar da persistência. O talento não irá: nada no mundo é mais comum do que pessoas talentosas e mal-sucedidas. Genialidade não irá: gênios mal recompensados são quase um provérbio. Educação também não: o mundo está cheio de pessoas cultas e frustradas. Persistência e determinação são onipotentes”. Calvin Coolidge.

Seja capaz de explicar o que você deseja em uma ou duas sentenças: muitainformação pode confundir o doador em potencial. Após a sua explicação, deixe que eles façam as perguntas, escute com atenção e esteja pronto para respondê-las. Muitos dos doadores estão interessados em contribuir para boas causas, mas não sabem nada sobre desenvolvimento social e ambiental. 

A atividade de Captação de Recursos é um processo sistemático de identificação e cultivo derelacionamento com pessoas e/ou organizações. Ela envolve um ciclo completo de atividades: análise inicial, planejamento (plano de ação), pesquisa, cultivo e educação, sensibilização, pedido, valorização e agradecimentos, construção de relacionamentos (sustentabilidade e expansão da organização), controle e planejamento.

Tipos de Campanha para Levantamento de Recursos

A campanha que você está iniciandoé chamada de “Campanha de Fundos” e consiste: 
- em esforços para financiar um ou mais projetos;
- na realização de eventos ocasionais visando a obtenção de grandes doações;
- na urgência no estabelecimento de um prazo para receber as doações.

Existem várias maneiras de se realizar uma campanha de fundos. Listamos abaixo algumas delas:

Escreva uma Carta:
É um dos métodos mais eficazes...
tracking img