Como copiar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Disciplinar para uma boa convivência no âmbito Escolar

E.M. Expedicionário Aquino de Araújo

Projeto Disciplinar para uma boa convivência no âmbito Escolar

Elaborado por Maria Fátima Martins D’Aqui - OP

Introdução

Nossa escola ao repensar ações para o seu Projeto Político Pedagógico percebeu a necessidade da elaboração de um regimento interno quanto a questão daindisciplina e ao combate a violência na âmbito escolar que vem crescendo a cada dia. Sentimos a falta de subsídios para o registros que possam garantir respaldo no tratamento e encaminhamento para os assuntos que tanto afligem o nosso trabalho. Para tal processo precisamos de normas de conduta universalizadas e pensada por todos os pares da escola .

Justificativa

Nos Grupos de Estudos, no COC e nodia a dia da escola há reclamações constantes dos professores quanto a indisciplina dos alunos. A dificuldade da coordenação de turno quanto aos volumes dos registros e das ocorrências e encaminhamento para a ciência do aluno e dos pais e/ou responsáveis para acompanhamento dos professores e orientadores, no processo de chamada para a conversar professor, aluno e família. Surgiucomo primeiro passo a necessidade de se fazer um grupo de trabalho para elaboração das normas de conduta em ,pastas para registros da ocorrências tendo a assinatura dos alunos e pais. Também o registro das graduações de penalidades pela gravidade de cada situação quanto a indisciplina.

Este grupo de trabalho elencou professores coordenados com a liderança das professoras Vânia (português)e professora Sônia (inglês) que elaboram todo o processo para o andamento dos registros quanto a indiscipline. Estes registros propostos foram passados a todos os professores da escola via email para as considerações e acertos.

Objetivo Geral

Desenvolver, estudar e elaborar os registros para as normas disciplinares para a melhor convivência e mediar os conflitos no âmbito escolar.Objetivo específicos

Criar registros e regras de convivências disciplinares para o convívio na escola

Estudo quanto a gravidade e penalidades das situação problema de maior incidência existente na escola.

Implantar as pastas com fichas individuais por turma.

Estudar e iniciar com os alunos a trabalho com a mediação de conflitos com os representantes de turma e professores representantes.Metodologia

As professoras Vânia e Sônia junto aos professores irão elaborar os modelos de fichas individuais para as pastas e o modelo dos registros com as penalidades de acordo com a gravidade dos problemas .

Cada turma tomará ciências das pastas e das regras elaboradas em conjunto com os professores e alunos representantes e representação do conselho escolar.

As pastas plásticasirão ficar na coordenação de turno e deverão ser solicitadas caso haja alguma ocorrência.

As ocorrências deverão ser registradas pelo professor e assinadas pelo aluno, professor e responsável quando solicitado.

O professor deverá realizar a mediação do conflito com o aluno ou alunos. Caso haja necessidade de solicitar a presença do OP ,OE e coordenação de turno a parceria deverá ser realizadadando o respaldo e as orientações e encaminhamentos necessário para a mediação .

Devido a gravidade do caso e/ ou a cada três ocorrências o responsável deverá ser chamado pela coordenação.Esta chamada deverá ser sinalizada na pasta e assinada pelo responsável.

A coordenação pedagógica fará a parceria com a UERJ(Instituto de Psicologia ) para o estudo de casos na mediação de conflitos eas orientações básica para professores e alunos representantes.

Cada aluno no primeiro dia de aula e na reunião com o responsável deverá receber por escrito as regras de convivência elaborada por todo os pares da escola.

Projeto institucional: Repensar a indisciplina

Saiba como estimular a equipe a refletir sobre a própria postura e orientá-la para atuar frente a situações de...
tracking img