Como ajudar um amigo doente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Como ajudar
um amigo
DOENTE

VOCÊ alguma vez já ficou sem saber o que falar a um amigo que tem uma doença grave? Isso é normal, mas com certeza você pode aprender a lidar com essa situação. Como? Não existem regras rígidas para isso. Há diferenças culturais envolvidas, e as personalidades variam muito. Portanto, o que ajuda uma pessoa doente a se sentir melhor talvez não ajude outra. Alémdisso, as circunstâncias e os sentimentos podem mudar bastante a cada dia.

Assim, o mais importante é tentar colocar-se no lugar da pessoa e saber o que ela realmente deseja ou precisa de você. Como fazer isso? Veja algumas sugestões baseadas em princípios bíblicos.
Um casal visitando um amigo doente
Seja um bom ouvinte

PRINCÍPIOS BÍBLICOS:

“Todo homem tem de ser rápido no ouvir,vagaroso no falar.” — TIAGO 1:19.
“Há . . . tempo para ficar quieto e tempo para falar.” — ECLESIASTES 3:1, 7.

Ao visitar um amigo doente, ouça com atenção e empatia. Não se apresse em dar conselhos nem pense que sempre tem de apresentar uma solução. No desejo de ajudar, você pode acabar dizendo algo que magoe. É provável que seu amigo precise de alguém que o ouça com mente e coração abertos,não de alguém com todas as respostas.

Deixe que seu amigo se expresse à vontade. Não o interrompa, minimizando a situação dele com frases feitas. Emílio* disse: “Eu tive meningite fúngica e acabei perdendo a visão. Às vezes eu me sinto muito mal, e alguns amigos tentam me consolar dizendo coisas como: ‘Você não é o único que tem problemas. Há pessoas que estão bem pior.’ Eles mal sabem queminimizar minha situação assim não ajuda; ao contrário, me deixa bem para baixo.”

Deixe que seu amigo abra o coração sem receio de ser criticado. Se ele disser que está com medo, diga que isso é normal em vez de simplesmente dizer para ele não se sentir assim. “Quando fico apreensiva por causa da minha situação e começo a chorar, isso não quer dizer que deixei de confiar em Deus”, diz Eliana, queluta contra um câncer. Faça um esforço para entender como seu amigo se sente. Não espere que ele reaja como você gostaria. Leve em conta que ele pode estar mais sensível do que o normal. Seja paciente. Escute — mesmo que tenha de ouvir a mesma coisa vez após vez. (1 Reis 19:9, 10, 13, 14) Talvez ele precise desabafar.
Mostre empatia e consideração

PRINCÍPIOS BÍBLICOS:

“Alegrai-vos com osque se alegram; chorai com os que choram.” — ROMANOS 12:15.
“Todas as coisas . . . que quereis que os homens vos façam, vós também tendes de fazer do mesmo modo a eles.” — MATEUS 7:12.

Coloque-se no lugar de seu amigo. Uma cirurgia futura, um tratamento ou a espera pelo resultado de um exame pode deixá-lo tenso e um pouco sensível. Tente levar isso em conta e se adapte às suas variaçõesde humor. Talvez essa não seja a hora de fazer muitas perguntas, principalmente pessoais.

Ana Katalifós, psicóloga clínica, aconselha: “Deixe que o paciente fale da doença quando ele desejar e no ritmo dele. Se ele estiver com vontade de falar, converse sobre o que ele quiser; se não, fique apenas sentado, em silêncio. Ter um amigo para segurar a mão já faz maravilhas. Ou pode ser que ele sóprecise de um ombro para chorar.”

Respeite a privacidade de seu amigo. Rosanne Kalick, escritora que por duas vezes superou um câncer, disse: “Encare tudo o que seu amigo disser como confidencial. Não divulgue informações a outros a menos que a família tenha pedido para você fazer isso. Pergunte ao doente o que os outros podem ficar sabendo.” Edson, que venceu um câncer, diz: “Um amigo falou paratodo mundo que eu estava com câncer e que me restava pouco tempo de vida. Agora veja: eu tinha acabado de ser operado. Eu sabia que tinha câncer, mas estava aguardando os resultados da biópsia. Não havia metástase. Mas o mal já estava feito. Minha esposa ficou arrasada com as perguntas e os comentários irrefletidos das pessoas.”

Se seu amigo está avaliando opções de tratamento, não diga logo...
tracking img