Como agir no parto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como agir num parto de emergência
Se você tiver de ajudar no nascimento de uma criança numa emergência, por falta de assistência médica, lembre-se de que a tarefa mais importante é manter a calma einspirar confiança à paciente.
No trabalho de parto existem três fases distintas: a primeira fase dura várias horas até 14 na primeira gravidez, menos nas seguintes.
Durante esta fase, os músculosdo útero começam a contrair-se para abrir o colo e deixar passar a cabeça da criança. As contrações, que provocam dores nas costas e na parte inferior do abdômen, ocorrem a princípio de 30 em 30minutos. Pode haver corrimento de sangue da vagina no começo (rolhão mucoso). Gradualmente, as contrações tornam-se mais freqüentes.
Quando um fluido aquoso corre da vagina, diz-se que se “rompeu a bolsade água’ Trata-se da saída do líquido que rodeava e protegia a criança dentro do útero. Este rompimento pode ocorrer antes ou depois do início das contrações.
A segunda fase, durante a qual ocorre onascimento, leva entre 15 minutos e 1 hora. As contrações aumentam de intensidade e a mãe sente vontade de fazer força.
A terceira fase dá-se depois de a criança ter nascido e é vital para a saúde damãe. A placenta e as demais membranas são expelidas por meio de novas contrações.
Preparativos para o parto
• Forre o fundo de um berço com um cobertor dobrado, uma manta ou uma toalha.
• Prepareoutro cobertor para cobrir o recém-nascido. Se não houver berço, utilize uma gaveta ou uma caixa de papelão. Prepare uma cama ou uma superfície limpa (por exemplo, uma mesa) para a parturiente sedeitar.
• Estenda uma toalha de plástico ou jornal sobre a superfície e cubra-a com um lençol limpo ou uma toalha.
• Obtenha uma tesoura limpa e linha de algodão ou semelhante. Corte três pedaços comcerca de 25 cm de comprimento cada um.
• Se for possível, esterilize as fitas e a tesoura, fervendo-as em água durante cerca de l minuto. Envolva-as num pano limpo. Não toque nas lâminas da tesoura...
tracking img