Cominidades quilombolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Referencias:
WWW.cpisp.org.br/.../ma_comunidades_alcantara.html
WWW.social.org.br/cartilhas/cartilha004.htm

A curta metragem fala sobre os quilombos, que são comunidades tradicionais, comculturas, formas de produção e regras internas próprias. As terras dos quilombos são coletivas e a produção é comunitária, a plantação é feita de acordo com as condições do solo. As comunidades organizamroças coletivas de arroz, milho, etc.
Os quilombos usufruem de suas tradições para sua autonomia comercial, colhem seu próprio alimento e se distrai com suas manifestações, passando de geração parageração. Por suas tradições e a fim de conseguirem recursos, os quilombos praticam diversas manifestações culturais, exemplo: A festa de Alcântara, que é um ritual feito por mulheres ou crianças, festade São Benedito e a festa do divino espirito santo que é uma representação da corte e da família real. A carne bovina e suína são alimentos indispensáveis para estes.
Nos anos 1980, os quilombolasde Alcântara foram vítimas de deslocamentos compulsórios promovidos pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), organização do Comando da Aeronáutica. O CLA foi instalado em áreas ocupadas desde oséculo XVIII pelas comunidades negras rurais de Alcântara. Sem ao menos preocupar-se com o vinculo criado com aquelas terras o governo retira os negros, desapropriando 22 mil famílias. A conseqüênciamaior desse plano de ampliação é a remoção inadequada das famílias, que por conta desse projeto tiveram que abandonar suas terras, sendo deslocadas para as agrovilas que são áreas carentes e de difícilacesso, onde os terrenos são inférteis e por isso a produtividade das roças caiu drasticamente, ameaçando a alimentação das famílias e limitando-os de exercer suas práticas culturais.
O que impedeque seus legítimos donos tomem posse definitiva de suas terras é a falta de vontade política e a criação de empecilhos para dificultar o reconhecimento das comunidades remanescentes de quilombos, as...
tracking img