Comercio internaciona

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa apresentar algumas características do comércio internacional. A importância das muitas parcerias entre várias empresas por todos os continentes. Apresenta também a revolução dos contêineres e suas principais características. Através de um estudo simples, porém detalhado, é exposta a importância para a economia mundial através da logística entre países detodo o mundo, através da chamada globalização.
1.1 O comércio internacional na antiguidade.
O comércio internacional pouco existia na antiguidade. No Egito, o comércio exterior era inexpressivo e as importações e exportações se limitavam apenas a artigos de luxo. Logo após surgiu a Mesopotâmia, na qual o comércio era mais intenso. Nessa época houve postos comerciais fora do país. Por sua vez, osFenícios foram grandes navegadores. Foram grandes comerciantes. Estalaram postos de vendas em diversos pontos da Europa. A Grécia antiga não tinha produção de alimentos suficiente. Isso fez com que ela comprasse esses produtos do exterior e pagasse com azeite e vinho. O grande desenvolvedor do comércio exterior foi o Império Romano, visto que Roma dominava todo o mundo. Havia negociações compaíses distantes como China e Índia.
O crescimento do comércio exterior surgiu da expansão geográfica do mundo. O caminho para o Oriente começou a ser feito por navios no lugar das caravanas. A Europa tornou – se consumidora de produtos antes desconhecidos como: milho, tomate e tabaco. O comércio se tornou mais lucrativo. O comerciante ficava milionário se fizesse uma viagem bem – sucedida. A mão –de – obra era escassa nas novas colônias que iam surgindo. Com isso, houve a necessidade de escravizar os negros. Aumentava a necessidade de dinheiro. Os governos centrais se tornavam mais fortes, diferente do que acontecia na Idade Média. Com isso, surgiu o Mercantilismo (conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. Omercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia. Consistiu numa série de medidas tendentes a unificar o mercado interno e teve como finalidade a formação de fortes Estados-nacionais).

1. DESENVOLVIMENTO
2.1 Definição de Logística Internacional
As operações logísticas são caracterizadaspor sua extrema complexidade e pela necessidade de adaptações constantes às mudanças ambientais ocasionadas por diversos fatores externos ao controle das organizações. Apesar das atividades logísticas serem similares em todo o planeta, o fator “local” pode influenciar fortemente o desempenho operacional das empresas, pois, alguns elementos especiais precisam ser considerados em situações queenvolvam duas ou mais nações.
A partir disso, logística internacional é o ramo da Logística, cujo objetivo principal é melhorar a importância dos "sistemas logísticos externos" que ligam o fabricante aos seus parceiros da rede industrial, como fornecedores, transportadores e operadores.
2.2 O fenômeno da globalização
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica,social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo deGlobalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem...
tracking img