Comercio exterior brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL ANTONIO CARLOS DA SILVA NATALINO
SERIE: 3 TURMA: 303 TURNO: MATUTINO
PROFESSOR:
ALUNA: Raiane Dos Santos Almeida








O COMÉRCIOEXTERIOR BRASILEIRO
ESPAÇO GEOGRAFICO BRASILEIRO E
A ESTRUTURA FUNDIARIA E OS CONFLITOS DE TERRA NO BRASIL










BOA VISTA-RR
2012

INTRODUÇÃO

Com finalidade deste trabalho tenho como objetivo explicar sobre ocomércio exterior Brasileiro, O espaço geografico Brasileiro e A estrutura fundiaria e os conflitos de terra no Brasil. O Brasil vende mais do exporta, em 2004 os produtos mais exportados foram o açúcar e café. ESPAÇO GEOGRAFICO BRASILEIRO A cana-de-açúcar era o produto predominante; o algodão e o fumo destacam-se como culturas secundárias. Já independente. O país conheceu a riqueza e a prosperidade dacultura do café. No espaço geográfico vamos conhecer e entender mais sobre a agricultura brasileira. Sobre lavouras temporárias lavouras permanentes e também sobre os rebanhos bovinos. Á forma como as propriedades rurais estão distribuídas, segundo suas dimensões, denominamos estruturas fundiária. 
BALANÇA COMERCIAL
Comércio Exterior Brasileiro é o conjunto Instuições que compõem umaestrutura denominada onde participam as empresas estatais e privadas fazendo transações comercias entre Brasil e as outras nações. O Brasil conseguiu mudar de forma significativa o seu comércio exterior, fato ocorrido nas últimas décadas, até os anos 60 o país tinha produção restrita á exportação primários, tais como café.Compeendemos a relação entre o que um país exporta e o que ele importa. Quando ototal das exportações é superior ao total das imortações, saldo é positivo, quando as importações superam as exportações, o saldo é negativo. Nesse caso ocorre um déficit comércial, portanto, a balança comércial (saldo positivo) ou desfavorável (saldo negativo) indicará a diferença entre as exportações e as importações de uma nação.


DE COLÔNIA A PAÌS SUBDESENVOLVIDO INDUSTRIALIZADO

Ascaracterísticas do comércio exterior brasileiro acompanham as mudanças da participação do nosso país da Divisão Internacional do trabalho (DIT). A principio, como colõnia (1500-1822), e depois como país subdesenvolvido, os principais itens da nossa pauta de exportações foram produtos primários (açúcar, ouro, café).além dos produtos primário, o Brasil passou a exportar também produtos do setorsegundário. De 1930 até hoje, a politica do governo brasileiro com relação ao comércio exterior teve dois peridos distintos
 1930 -1990- substituição de importações;
 De 1990 em diante- liberalismo das importações.

SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES

A politica marcante desse período foi o protecionismo, isto é, taxar produtos importados para que não competissem com os bens prooduzidos pelaindústria nacional. Essa política favorecia a balança comercial, reduzindo as importações.

LIBERALISMO DE IMPORTAÇÕES

Em 1990, o governo brasileiro introduziu um programa de liberalismo financeiro externa e de eliminação das barreiras protecionistas na importação, cujo principalmente postos foram:
• Abolir barreiras não tarifárias, como reserva de mercado,cotas e proibições;
• Reduzir a média dastarifas de exportação.



A BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRO

De 1995 a 2000 a balança do Brasil apresentou saldo negativo, isto é, o valor das importações e excedeu o valor das exportações. Um dos fatores responsáveis por esse déficit comercial foi o plano real, criado em 1994, que valorizou a moeda nacional (o real) e facilitou a entrada de produtos estrangeiros mais competitivos do que osnossos, por serem mais baratos e, muitas vezes por representarem “o novo”em relação aos já conhecidos produtos nacionais. Em 2001, o saldo da balança comercial brasileira voltou a ser positivo, com um superávit de 2,6 bilhões de dólares. No ano seguinte, apesar da crise econômica, os números se mantiveram positivos, com números apontavam a diminuição de importações, explicando o saldo comercial...
tracking img