Comentários sobre o filme "benny's video" - michael haneke

1609 palavras 7 páginas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Escola de Comunicação – Teoria da Comunicação II
Ieda Tucherman
Beatriz Moraes, Luiza Morena, Mariana Varejão e Stephanie Lilio – EC5 2011.2

Ao longo dessa dissertação iremos discorrer algumas impressões a respeito do filme “Benny’sVideo” e a estética utilizada por seu diretor a partir de algumas correntes filosóficas defendidas por Michael Foucault. Correlacionaremos ainda, diferenças e semelhanças entre Benny e o personagem Ricky, de “Beleza Americana”.
Michael Haneke, em 1992 lança o seu segundo filme e, polemizando a partir de uma estética impactante atinge o sucesso com louvor. “Benny’sVideo”é um filme explicitamente violento que não se poupa de cenas fortes. Haneke não se prende apenas ao campo físico, mas trata a violência em várias vertentes, justificando uma tensão profundamente psicológica que rege a obra.
Benny, um adolescente de classe média, vive em uma realidade onde os jovens sofrem pouco controle dos pais. Cigarros, festas e apostas de alto valor fazem parte de seu cotidiano. Viciado em filmes, principalmente violentos, o menino passa a enxergar a vida através das lentes de sua filmadora, e tem como hobby filmar cenas cotidianas. Entre essas cenas uma se destaca: o frio assassinato de um porco na fazenda em que passa os fins de semana, se tornando curiosamente, o seu vídeo favorito.
Em uma de suas muitas idas à locadora, Benny conhece uma menina e a convida para ir até o seu apartamento. Em um diálogo despretensioso em seu quarto sempre sombrio, enquanto sua câmera está ligada filmando tudo o que acontece no cômodo o garoto resolve mostrar seu vídeo favorito. Os dois começam então a conversar sobre cadáveres e morte, quando Benny pega a mesma arma utilizada para sacrificar o animal e dá 3 tiros consecutivos na menina. Haneke não traz a tona a cena do tiro, mas provoca tensão no espectador a partir do barulho dos disparos e dos gritos da vítima agonizando.
Benny mostra o vídeo para seus pais, que se

Relacionados