Ovarectomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

















PRÁTICA DE ENDOCRINOLOGIA REPRODUTIVA OVARIECTOMIA

























Macapá-2011

























































UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
CENTRO DECIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS










PRÁTCA DE ENDOCRINOLOGIA REPRODUTIVA OVARIECTOMIA



























Macapá-20011
INTRODUÇÃO

Essa pratica visa obter resultados sobre as influências dos hormônios ovarianos na fisiologia do ciclo reprodutivo em ratas adultas e sua relação com outras glândulas endócrinas desses animais.Importante destacar a função reguladora no eixo Hipotalamo-Hipofise-Gonadas através de processos denominado´feed-back``.
Esse tipo de experimento desenvolve-se de forma lenta sendo necessário um acompanhamento de (catorze) dias para serem observados os resultados e chegar-se as conclusões. As conclusões dessa pratica devem ser obtidas a partir dos seguintes parâmetros.
a) Citologiavaginal durante dois ciclos estrais consecutivos. Este procedimento deve ser feito na rata normal, na castrada e na outra que recebeu reposição hormonal posteriormente;
b) As variações do conteúdo aquoso, morfologia e peso do útero no ultimo dia de experimento;
c) As diferenças no peso dos animais exposto as diferentes condições experimentais.OBJETIVO
Identificar e descrever as alterações morfológicas em diversos órgãos induzidas pela castração de ratas ou pela administração de hormônios sexuais femininos.

MATERIAIS E MÉTODOS

Materiais Utilizados:
Na aula foram utilizadas três ratas adultasdivididas da seguinte maneira: rata controle; rata castrada; e rata-castrada com cipionato de Estradiol (0,1ml/100g de peso do animal), por via subcutânea, em dias alternados, durante 15 dias.
Antes de qualquer procedimento as ratas devem ser pesadas e a partir da coleta e observação do esfregaço vaginal, se obter a fase do ciclo estral da rata sejam feitos todos os dias.
Materiais etécnica do esfregaço vaginal em ratas:
-Material: pipeta, solução salina fisiológica, lamina de vidro, microscópio óptico.
-Técnica: prepara-se uma pipeta, previamente lavado com agua destilada e de calibre adequado para ser usado com esses animais, colocando nele um pequeno volume de soro fisiológico. Segurar a rata, de uma maneira da qual ela fique de decúbito dorsal, não possuindocondições de morder ou ferir o membro do grupo que esteja manipulando o animal no momento. Introduzir a ponta da pipeta, contendo uma pequena quantidade de soro fisiológico, na vagina da rata, liberando o soro e depois sugando juntamente com o fluido vaginal. Deve-se colocar o fluido retirado da rata em uma lamina de vidro, lavada e sem gordura, e por ultimo observa-la em um microscópio óptico em aumentomédio. Partindo desse ponto deve ser identificada a fase do ciclo estral da rata.
Esse procedimento deve ser feito em todas as ratas.
Materiais e técnicas da ovariectomia:
-Material- instrumento cirúrgico, mesa cirúrgica, tiopental sódico, álcool iodato.
-Técnica- o anestésico aplicado via intraperitoneal, monitorando a função respiratória para evitar depressão acentuada. Em seguidadeve ser realizada a tricotomia na região ventral, na linha media do abdome, fazendo a assepsia desta região com PVPI. Após o animal estar fixado a mesa cirúrgica, em decúbito dorsal, realiza-se a incisão de aproximadamente três centímetros na pele e tecido subcutâneo a cerca de um centímetro lateralmente a linha mediana. Divulsionar a parede muscular ate ter acesso a cavidade abdominal,...
tracking img