Comentarios sobre financiamentos documentacao alienacao fiduciaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Perguntas respondidas
Mostre-me outra»
É vantajoso fazer contrato de Alienação Fiduciária caução enquanto o financiamento bancário não sai?
Comprei um apto da construtora João Fortes, no empreendimento Nova Barra 2 (no bairro do Recreio dos Bandeirantes, município do Rio de Janeiro) e em breve será emitida a certidão de habite-se pela prefeitura.
Já dei entrada em toda a documentação(pessoal) para o financiamento bancário e já tenho a certeza da aprovação do crédito necessário, mas, sei também que o mesmo só poderá ser concedido pela instituição bancária quando o habite-se for averbado no RGI, tramitação essa que pode demorar uns 3 meses.
Sei de antemão que a construtora irá oferecer uma proposta de efetuar um "Contrato de Alienação Fiduciária Caução" para que os promitentescompradores venham a ter a posse das suas unidades antes da averbação do RGI e possam usufruir do bem enquanto isso.
No meu caso, a subscrição de um contrato de alienação fiduciária PROVISÓRIO parece-me particularmente interessante, porque a Promessa de Compra e Venda prevê que após a concessão do habite-se a construtora cobrará juros de 1% (ao mês) +IGPM, todavia, os juros para quem estabelecercontrato de alienação fiduciária serão de 10,5% (ao ano) + IGPM.
Ou seja, se assinar o contrato de alienaçao fiduciária enquanto aguardo a averbação do habite-se no RGI pagarei menos juros do que se ficar simplesmente aguardando.
Conversei com um amigo que comprou uma casa em outro empreendimento também da João Fortes e ele me informou que, no condomínio dele, mesmo aqueles que não assinaram o contratode alienação fiduciária estão pagando os condomínios das unidades. Quer dizer, muito possivelmene essa mesma lógica será aplicada também ao meu condomínio e terei de pagar o condomínio mesmo não morando no apto, de forma que, em tese, só haveriam vantagens em não assinar o contrato de alienação fiduciária: teria de pagar o condomínio nas duas hipóteses, os juros para quem não assinasse o contratoseriam maiores e, finalmente, aqueles que assinassem o contrato teriam disponibilidade imediata do imóvel, enquanto aqueles que preferissem aguardar pelo financiamento bancário teriam de aguardar de 3 a 4 meses (pagando condomínio sem morar).
Agora vêm minhas dúvidas:
1) Esse contrato de "alienação fiduciária caução" também teria de ser registrado no RI, correto? Então eu teria de aguardarainda mais tempo para pegar o financiamento bancário, porque teria de aguardar uns 3 meses pela averbação do habite-se, depois teria de aguardar mais uns 3 meses pela averbação do contrato de alienação fiduciária, para que, só depois viesse a postular o financiamento bancário, está correto? Ou o contrato de alienação fiduciária seria registrado já num primeiro momento, junto com a averbação dohabite-se, em um único ato?
2) Vi algumas pessoas mencionando esse "Contrato de Alienação Fiduciária Caução" na internet, principalmente de compradores de unidades da construtora Rossi (ao que me parece vem procedendo da mesma forma que a João Fortes quando da entrega de suas unidades). Existe alguma particularidade nesse "Contrato de Alienação Fiduciária Caução", ou é um contrato de alienaçãofiduciária "comum", sem diferenças para os demais contratos de alienação fiduciária existentes no mercado?
3) Considerando-se a hipótese do contrato de alienação fiduciária ter de ser averbado ao RGI em um segundo ato, após a averbação do habite-se, e que todo este procedimento demore mais de 6 meses, poderá me trazer algum problema na hora da concessão do crédito imobiliário bancário, eis que para que ofinanciameno bancário de imóvel NOVO seja concedido é necessário que tenha sido concedido habite-se a, no máximo 6 meses (é isso mesmo?)?;
4) O fato de ter assinado o contrato de alienação fiduciária com a construtora pode me trazer algum impedimento ou complicação na hora de postular o financiamento bancário? Muda alguma coisa na concessão do crédito imobiliário se o imóvel estiver gravado com...
tracking img