Combinacao de negocios no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTROLADORIA DE GESTÃO











COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS NO BRASIL (INTRODUÇÃO AO NOVO PADRÃO CONTÁBIL INSTITUÍDO PELO PRONUNCIAMENTO CPC 15)CRISTIAN SANTOS DA SILVA







Trabalho de Conclusão apresentado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Controladoria de Gestão.




Orientador: Prof. Ms. Marco Antônio dos Santos MartinsPorto Alegre
2010


COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS NO BRASIL (INTRODUÇÃO AO NOVO PADRÃO CONTÁBIL INSTITUÍDO PELO PRONUNCIAMENTO CPC 15)




Cristian Santos da Silva *




Resumo: Com o contínuo processo de internacionalização da economia, o tratamento contábil das operações denominadas de combinações de negócios passou a ser de extrema relevância no cenário local. O Brasiltem apresentado um número crescente de operações desta natureza nos últimos anos, devido ao ingresso de recursos externos no país. A necessidade de harmonização das normas e práticas contábeis brasileiras às normas internacionais fez com que fosse criado o Comitê de Pronunciamentos Contábeis que passou a emitir pronunciamentos específicos diretamente relacionados a conceitos expressos nas normasinternacionais, especialmente aos padrões IFRS. O presente artigo tem como objetivo apresentar as mudanças e impactos que serão gerados pelo Pronunciamento Contábil nº 15, que instituiu um novo modelo de contabilização e reconhecimento das combinações de negócios nos moldes do Pronunciamento IFRS 3. Visando um melhor entendimento das mudanças e impactos gerados pelo Pronunciamento, será expostocomo tais operações eram contabilmente tratadas, antes da sua aplicação, bem como os modelos internacionais determinavam a sua contabilização.




Palavras-chave: Combinação de Negócios. Harmonização. Convergência. Mensuração. Valor Justo. Ágio. Consolidação.




1. INTRODUÇÃO




O atual cenário mundial tem apontado para uma crescente internacionalização da economia, que estáproporcionando mudanças significativas e constantes no mundo dos negócios.

* Contador pela Faculdade Porto-alegrense (FAPA). Coordenador do Departamento de Contabilidade da TNT Mercúrio Cargas e Encomendas Expressas S/A. E-mail: silva.cristian@tntmercurio.com
As corporações revelam, cada vez mais, a preocupação em se adaptar às novas tendências regentes do mercado que se apresentacada vez mais competitivo, exigindo-se uma economia aberta e a prática de livre comércio entre países.


A padronização dos procedimentos contábeis a nível internacional é defendida como um instrumento necessário para facilitar o ingresso de capitais e contribuir para a expansão dos negócios das empresas. A preocupação com a atualização, reformulação e adequação das normas e procedimentoscontábeis no contexto do processo de globalização da economia mundial é um fato notório, que não pode deixar de ser registrado.


Diante deste novo cenário global, a necessidade de convergência das normas brasileiras as normas internacionais, passou a ser de suma relevância. Por esta razão, no Brasil, foi instituído através da Resolução Nº. 1.055 de Outubro de 2005 um Comitê dePronunciamento Contábil – CPC que tem como principal objetivo a convergência das regras, das normas e dos procedimentos contábeis aos padrões internacionais de contabilidade, visando facilitar o processo de elaboração e homogeneização das demonstrações contábeis.


Ainda no processo de convergência as normas internacionais, foi sancionado pelo Presidente da Republica em 28 de dezembro de 2007, a...
tracking img