Combate incendios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
18. Princípios básicos de prevenção de incêndio:

Introdução

As empresas são centros de produção que, pelas próprias características de suas funções prestam uma contribuição inestimável à sociedade como um todo e, em particular, aos funcionários que nelas trabalham.
Geralmente, numa empresa , existem muitos itens como: máquinas, energia, substâncias químicas diversas, líquidosinflamáveis, arquivos, cortinas, etc, que se descuidados serão fontes de acidentes, e principalmente incêndios.
Assim é importantíssimo que todos tenham conhecimento das situações que possam provocar acidentes para saber como identificar e elimina-las corretamente.
O conhecimento adquirido dentro das empresas será útil até no próprio lar.

18.1 - Conceito de Prevenção a Incêndio:
Ato ou efeito deprevenir-se tomar cuidado ou cautela, buscando evitar o surgimento de um incêndio e minimizar os seus danos através de medidas e cuidados como treinamento, e instalação de equipamentos de proteção e combate a incêndio num determinado ambiente.

18.2. Conceito de Incêndio:
Fogo que surge com intensidade e fora de controle, destruindo vidas, patrimônio e o meio ambiente; causando danos, prejuízo oucalamidade pública.

18.3. Conceito de Combate a Incêndio:
Ato ou ação para controlar, e dominar o fogo fora de controle, com objetivo de salvar vidas, patrimônio e proteger o meio ambiente; evitando danos e a calamidade pública.

18.4. Conceito de Fogo:

Fogo: Também conhecido por combustão é uma reação química de oxidação, auto-sustentável, com liberação de luz, calor, fumaça e gases;resultante e transformação de energia por processo físico e químico.
Para efeito didático, adota-se o triangulo do fogo para exemplificar e explicar a combustão, atribuindo-se, a cada face um dos elementos essenciais da combustão.

Fogo ou Incêndio??

Fogo: É quando ocorre queima de algum combustível para beneficio
do homem e o mesmo tem controle da situação.

Incêndio: Fogo que surgecom intensidade e fora de controle, destruindo vidas, patrimônio e meio ambiente; causando danos, prejuízo ou calamidade pública.

[pic]

ELEMENTOS DO FOGO

Combustíveis: São todos os materiais que entram em combustão, ou seja que queimam e que podem ser:

[pic] [pic] [pic] [pic]

Calor
Forma de energia que eleva a temperatura, gerada da transformação de outra energia, através deprocesso físico ou químico é a matéria em movimentos, isto é, movimentação ou vibração das moléculas que compõem a matéria. As moléculas estão constantemente em movimento. Quando um corpo é aquecido, a velocidade das moléculas aumenta e o calor (Demonstrado pela vibração da temperatura) também aumenta.

Os Efeitos do Calor
-Eleva a temperatura
-Aumenta o volume
-Muda o estado físico da matéria-Muda o estado químico da matéria

Comburente
É o elemento que possibilita vida as chamas e intensifica a combustão O oxigênio (O²) desempenha esse papel, na atmosfera temos 21% de O²,78% nitrogênio,1% outros gazes.
Qdo baixa a taxa de O² na atmosfera para 16% não temos mais chamas, só brasas e qdo baixa de 8% o fogo, a combustão se apaga >> não há fogo.

Mecanismo de transmissão decalor.

Condução
Convecção
Radiação
Projeção

Condução:
O calor é transmitido de molécula por molécula pela estrutura do material >> é ocaso de uma barra de ferro metálica que é aquecida por uma chama numa extremidade. Passado algum tempo, a outra extremidade também estará aquecida >> na figura vemos uma casa, uma sala queimando e o calor aquece a outra sala.

Convecção:
É uma característicados fluídos, pelo aquecimento as moléculas expandem-se e tendem a elevar-se, criando correntes de ar quente que sendo mais leves que o ar frio tendem a subir.
É um fenômeno bastante comum em edifícios , através de aberturas, como janelas, poços de elevadores, podem ser atingidos, andares superiores.

Radiação:
O calor é transportado por ondas eletromagnéticas.
É o mais significante meio...
tracking img