Comando-henri fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O comando constituído o corpo social de uma empresa, é preciso fazê-lo funcionar: Eis a grande missão do comando.
Essa missão se reparte entre diversos chefes da empresa, cada um com suas tarefas e a sua responsabilidade de sua unidade.
Para cada chefe, tem que haver o objetivo do comando, o interesse da empresa, é tirar de cada agente o melhor proveito possível que compõem a sua unidade.
Aarte de comandar depende de certas qualidades pessoais e sobre o conhecimento dos princípios gerais de administração, isto manifesta-se nas pequenas e grandes empresas. A grande unidade que funciona bem, é aquela que da o seu máximo de rendimento e provoca a admiração publica . Em todos os dominós, na indústria, exercito politica etc. Para um comando de uma grande unidade depender de requerraras qualidades .
1. Existem algumas normais para a facilitação do comando. O chefe carregado de um comando deve:
2. Ter um conhecimento profundo de seu pessoal; excluir os incapazes
3. Conhecer bem os convênios que administram as relações entre a empresa e seus agentes
4. Dar bons exemplos
5. Fazer inspeções do corpo social
6. Reunir seus principais colaboradores em conferencias onde sepreparam a unidade de direção e a convergência dos esforços
7. Não deixar absorver pelos detalhes
8. Incentivar no pessoal a atividades, iniciativa e o devotamento.

O conhecimento profundo do pessoal
Ante uma grande unidade , que conta centenas ou milhares de agentes , o problema a primeira vista parece não te solução . Mas a dificuldade reduz a irregularidade com o modo de constituição docorpo social, modo que certamente dessa mesma dificuldade.
Seja qual for o seu nível na hierarquia , um chefe comanda diretamente apenas reduzido o numero de subordinados . Somente o chefe comanda as vezes , diretamente , vinte ou trinta homens , quando a operação é simples.
Não é, pois, impossível ao chefe , mesmo em uma grande empresa , estudar seus funcionários diretos e chegar a saber oque pode se esperar de cada um , qual é o grau de confiança que lhe pode atribuir.
Esse estudo exige certo tempo . É mais difícil quanto mais elevada é a categoria dos funcionários, quanto suas funções os afastam uns dos outros e quando os contatos entre chefes e subordinados são raros, como acontece, as vezes , no auge de grandes empresas .
Quanto aos subordinados indiretos , insto é, todosaqueles que, de pouco em pouco chegam a base da pirâmide , da qual ele é o vértice, e sobre quem sua ação não se exerce senão for por intermediários , logico que o chefe não pode conhecer a todos indivíduos atualmente de sua corporação, o conhecimento diminui a medida que o numero de empregados aumenta.

Exclusão dos incapazes
Para manter uma unidade em um bom estado funcional, para isso ochefe precisa tomar algumas decisões , entre elas excluir ou propor a exclusão de todo aquele funcionário , por qualquer motivo, se torne incapaz de exercer bem a sua função. É uma dever perigoso, sempre grave.
As vezes temos um funcionário , ótimo, excelente , querido e estimado , que prestou grandes serviços , mais cuja a faculdade esta em ruina , mais o mesmo não sabe, ao ponto de prejudicar aempresa, com isso a exclusão tornou-se necessária . Mais quem vocês acham que é o juiz? Quem ira se encarregar de fazer a exclusão no momento preciso? Somente o chefe, sem que nenhum princípio e regra cubra sua personalidade . A lembrança dos serviços prestados, as repercussões infalíveis fazem adiar uma medida que vai surpreender e ate mesmo magoar o funcionário devotado e respeitado , ochefe é o juiz e responsável que impõe o afastamento sem adiamento. Quando o dever é dado, é preciso cumpri-lo sendo rápido e corajoso ; isso não era para qualquer um.
Com isso a empresa se sente-se afetada, por uma saída de um funcionário tão importante, a confiança de cada um dos funcionários seria abalada , sua confiança no futuro e , conseguintemente , seu zelo diminuiriam se ele não...
tracking img