Com base no referido texto, mostre a relação entre fluxo de renda e taxa de câmbio; a relação entre a sustentação da economia cafeeira e a taxa de câmbio e; como, a partir da crise da economia cafeeira, ocorre a industrialização.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fomação Econômica do Brasil
A relação que podemos encontrar entre o fluxo de renda e a taxa de cambio vão depender de qual contexto o Brasil está inserido no momento. No período de economiasescravocratas, por exemplo, praticamente não existia fluxo da renda no país, pois a mesma se encontrava concentrada nas mãos de poucos indivíduos que em sua maioria era de exportadores que não dependiam docomércio interno, já que os bens de consumo da época eram importados. O que significa que o comércio era pautado em moeda estrangeira e o aumento ou diminuição do fluxo não traria prejuízos ao mercadointerno fazendo com que, a taxa de cambio fosse inexpressiva. Situação essa que muda de caráter com a entrada da mão de obra assalariada. Pois com mão de obra assalariada, passa a existir uma demandamaior por produtos no país e a moeda nacional passa a ter mais força. O que faz com que a taxa de câmbio influencia diretamente no fluxo de renda. Pois com mão de obra assalariada, parte do excedenteque antes era concentrado em uma pequena parte da população, é usada para pagar salários dos trabalhadores. Neste contexto a flutuação cambial se mostra importante, pois o valor da moeda nacional vaiinfluenciar diretamente na economia do país. O excedente da produção vai determinar mais ou menos renda para os trabalhadores, e a taxa cambial vai determinar como será o consumo dessa população, jáque a maioria dos produtos ainda é oriunda da metrópole. A taxa cambial é o fator que determina se uma economia tem produção interna ou não.
A alta taxa cambial tem como resultado a diminuição doconsumo da população por produtos importados e gera a necessidade de criação de uma indústria interna que consiga abarcar a demanda por produtos importados.

A influencia dos cafeicultores na economiaera forte ao ponto do governo sustentar a economia cafeeira através do controle do cambio. Isso implicava toda a vez que este setor entrava em crise, o governo brasileiro desvalorizava o cambio a...
tracking img