Coluna vertebral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................2
2 A COLUNA VERTEBRAL NA HISTÓRIA.............................................3
3 O TRATAMENTO DE HÉRNIA DE DISCO DE HIPÓCRATES..........4
4 LEONARDO DA VINCI..........................................................................4
5 NALITERATURA..................................................................................5
6 A PRIMEIRA VÉRTEBRA – ATLAS.....................................................6
7 CHAKRAS ............................................................................................6
8 COLUNA VERTEBRAL DO TOURO ...................................................7
CONSIDERAÇÕESFINAIS......................................................................8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................9














1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos abordar sobre a Coluna Vertebral na História, na Arte e no Amor. Podemos destacar que a coluna vertebral (columna vertebralis; coluna espinhal) é formada por um conjunto de vértebras, que estende-se do crânio até a pelve. Ela éresponsável por dois quintos do peso corporal total e é composta por tecido conjuntivo e por uma série de ossos, chamados vértebras, as quais estão sobrepostas em forma de uma coluna, daí o termo coluna vertebral. A coluna vertebral é constituída por 24 vértebras + sacro + cóccix e constitui, junto com a cabeça, esterno e costelas, o esqueleto axial.
As funções da coluna vertebral consistem em: protegea medula espinhal e os nervos espinhais, suporta o peso do corpo, fornece um eixo parcialmente rígido e flexível para o corpo e um pivô para a cabeça, exerce um papel importante na postura e locomoção, serve de ponto de fixação para as costelas, a cintura pélvica e os músculos do dorso, proporciona flexibilidade para o corpo, podendo inclinar para frente, para trás e para os lados e ainda girarsobre seu eixo maior.
A partir de todas essas funções e fatos ligados a coluna vertebral podemos compreender um pouco melhor todas as história da mitologia, como estudos realizados por Hipócrates, Da Vinci, na literatura de Victor Hugo, nas pinturas de Frida, como também na importância que esta estrutura tem desde os povos antigos, que a estudavam e a preservavam como um meio de garantia deressurreição.











2 A COLUNA VERTEBRAL NA HISTÓRIA

A história se inicia no Egito a partir Imhotep, o qual foi o primeiro ministro do faraó Djoser, arquiteto, médico e apaixonado pela medicina. A coluna vertebral era seu objeto de estudo e apreço, tanto que ele mandou construir a pirâmide de Sakkara, que lembra as vértebras empilhadas.
O egiptólogo Edwin Smith também teve papelfundamental nesta história, no momento que ele traduziu um papiro tendo informações importantes sobre a coluna vertebral, nesta descreve uma possível fratura no pescoço, onde poderá resultar uma inconsciência dos membros inferiores e superiores (caso de tetraplegia).
Na mitologia grega a coluna vertebral tem ligação com a história de Osíris e Ísis. A história conta que o irmão de Osíris, Seth,apaixonado por Ísis, mata Osíris, e esquarteja o seu corpo em 14 fragmentos. Estes foram jogados pelo deserto do Saara, de maneira que Ísis não pudesse ter o marido de volta. Um das partes do corpo, o pênis, caiu no rio Nilo, sendo comido pelos peixes. Ísis, querendo reconstituir Osíris, uniu os fragmentos e no local do pênis implantou um de ouro, disso nasce Hórus. Este querendo se vingar da morte deseu pai enfrenta seu tio Seth, perdendo neste combate o seu olho esquerdo. E quem o ajuda a recompor o olho perdido é o deus Toth. Esta história tem um significado de grande relevância na medicina, pois nas prescrições médicas é usado um símbolo que lembra a letra R que representa o olho de Hórus, este símbolo significa uma invocação a Hórus para iluminar aquela prescrição médica sendo assim...
tracking img