Colostomia aimportancia do autocuidado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA SAÚDE INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER
O R I E N T A Ç Õ E S A O S PACIENTES

Coordenação DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COMITÊ DE PADRONIZAÇÕES

Essas orientações são essencialmente para pacientes matriculados nas unidades assistenciais do INCA e seus familiares.

ORIENTAÇÕES SOBRE ORIENTAÇÕES SOBRE
Primeiro Semestre / 2003

nº 184

OSTOMIAS

Orientações aos OstomizadosEste manual foi elaborado pelo Setor de Estomaterapia do Hospital do Câncer I para ajudá-lo na sua adaptação com os estomas. Aqui você encontrará informações necessárias para que você mesmo cuide do seu estoma. Isto vai lhe garantir uma reabilitação mais eficiente e segura. Após um período de adptação, você vai estabelecer por si mesmo um estilo de vida próprio, que lhe permitirá realizar todas assuas atividades normalmente. ELABORAÇÃO Divisão de Comunicação Social Comitê de Padronização de Impressos TEXTO 1ª Edição: Enf. Estomaterapeuta Edjane Amorin (in memorian) 2ª Edição: Enf. Estomaterapeuta Maria da Penha Schwartz IMPRESSÃO E ENCADERNAÇÃO Gráfica do INCA

HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTERNO
2ª 3ª 4ª 5ª feira feira feira feira - das 13h às 16h - das 8h às 11h30 - das 13 às 16h - das13h às 16h

Setor de Estomaterapia - INCA - HC I Centro de Reabilitação R. Washington Luiz, 85 - Centro - RJ Tel.: (21) 3970-8022 Marcação de Consultas: (21) 3970-7975

Procure

o

Setor

após

a

alta

hospitalar,

para

acompanhamento, avaliação e fornecimento das bolsas e também para esclarecimento de dúvidas ou aparecimento de alguma anormalidade relacionada à sua ostomia.1

10

O QUE É OSTOMIA INTESTINAL E URINÁRIA?
É uma cirurgia para construção de um novo trajeto para saída de fezes e urina. Quando é realizada no intestino grosso, chamamos de COLOSTOMIA. Dependendo do lugar onde será feita, será diferente a freqüência de evacuações e também a consistência das fezes. Quando é realizada no intestino delgado (fino), chamamos de ILEOSTOMIA. Neste tipo deostomia as fezes são inicialmente líquidas, passando, após um período de adaptação, a ser semi-líquidas ou semi-pastosas. Chamamos de UROSTOMIA quando é colocado um estoma para saída de urina. Você precisará de uma bolsa coletora para coletar as fezes e a urina, pois não terá como controlar a saída destes materiais.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE BOLSAS?
Há diversos tipos de bolsas para atender melhor àsdiferentes necessidades e tamanhos de ostomas. Podem ser, basicamente, de dois tipos, de acordo com a finalidade - as INTESTINAIS (que coletam fezes), e as URINÁRIAS (que armazenam urina). Elas podem ser: ABERTAS (drenáveis) Podem ser esvaziadas quando necessário. FECHADAS (Não drenáveis)

São descartadas após o uso.

UMA PEÇA Em uma só peça são dispostas a bolsa coletora e a barreira protetorade pele (placa). DUAS PEÇAS Barreira protetora de pele e bolsa separadas.

9

2

CUIDADOS COM A BOLSA

QUAL TIPO DE ROUPAS USAR?

1 2 3

Use sempre a bolsa adequada ao seu tipo de estoma (intestinal ou urológico), de acordo com as orientações e indicações do profissional especializado. Certifique-se de que o tamanho do seu estoma está correto. O orifício de abertura da sua bolsa deveser igual ou no máximo 3 milímetros maior que o seu estoma. Guarde suas bolsas de reserva em lugar arejado, limpo, seco e fora do alcance da luz solar. Você poderá usar praticamente as mesmas roupas que usava antes. Os dispositivos usados atualmente são quase imperceptíveis sob as roupas.

QUANDO ESVAZIAR A BOLSA?
Isto dependerá do tipo de ostomia que você tem.

PODE-SE PRATICAR EXERCÍCIOSFÍSICOS E ESPORTES?
Sim, até mesmo as atividades aquáticas. Caso sinta-se mais seguro, use o cinto especial para seu conforto. Você deverá evitar apenas alguns esportes de grupo em que possa ocorrer trauma corporal com outra pessoa (exemplo: futebol, basquete, entre outros). Oriente-se com seu médico em detalhes antes de qualquer atividade física.

n Dispositivos para ileostomias e urostomias...
tracking img