Colorimetria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AMANDA BORGES SCAQUETTI
BRENDA BATISTA
DANIELLA GONÇALVES STEFANELLI
JÚLIA DE MARCHI MANTOVANI

TITULAÇÃO COMPLEXOMÉTRICA

Aracruz, 2012.

AMANDA BORGES SCAQUETTI
BRENDA BATISTA
DANIELLA GONÇALVES STEFANELLI
JÚLIA DE MARCHI MANTOVANI

TITULAÇÃO COMPLEXOMÉTRICA
Trabalho apresentado pelos alunos do 2º ano do Técnico Integrado de Química, do turno matutino, à disciplina de AnáliseInorgânica Quantitativa e Qualitativa, sob orientação da professora Patrícia, do Instituto Federal do Espírito Santo.

Aracruz, 2012.

Sumário
Introdução 4
Objetivos 5
Materiais e Reagentes 6
Procedimento Experimental 7
Resultados e Discussão 8
Conclusão 9
Referências Bibliográficas 10

1. INTRODUÇÃO
Inúmeros são os métodos que compõe a química analítica, a volumetria, é apenas maisum desses. Responsável por identificar e quantificar espécies e elementos químicos é um método rápido, fácil e viável economicamente. O processo nada mais é que a adição de um reagente a uma solução em quantidade necessária para ocorrer determinada reação. (I)
Diversos são as técnicas de titulações, a mais comum é a de neutralização, que se dá entre espécies de caráter ácido ou básico, podendoesses ser fracos ou fortes. Há também a titulação de precipitação, que se dá através da reação em composto pouco solúvel, a de óxido-redução, na qual há transferência de elétrons entre agentes oxidantes e redutores, e por último, mas não menos importante, a titulação de complexação, a qual será trabalhada. (I) (II)
Também conhecida como complexometria, a titulação de complexação, consiste naformação de complexos estáveis entre um íon metálico e um agente quelante, o qual possui pares de elétrons inutilizados na ligação química primária, os quais atrairão eletrostaticamente o cátion presente na solução, resultando em ligações covalentes coordenadas. Mas, essa técnica foi inicialmente considerada limitada, uma vez que diversos eram os resultados obtidos, os quais a teoria existente nãojustificava. (I) (III)
Após muitas pesquisas, mais especificamente em 1945, o ácido etilenodiaminotetracético, intimamente chamado de EDTA, foi introduzido na volumetria de complexação, fator esse que trouxe de volta a esta toda a credibilidade antes questionada, uma vez que o reagente complexa-se com vários íons, desde metais alcalinos terrosos a metais pesados, formando estruturas estáveis deproporção 1:1. (I) (III)
| |
O desenvolvimento analítico de titulações desse caráter resulta na formação de complexos coloridos, que indica o ponto final do processo, ou em complexos que absorvem radiação ultravioleta servem de base para determinações espectrofotométricas. Essa técnica é utilizada também para a determinação de íons metálicos distintos em uma mesma solução, sendo nesse caso utilizadosindicadores que mudam de cor ao atingir o ponto final e indicado a utilização de titulantes que formem complexos quelados de forma que torne inexistente a formação sucessiva de complexos intermediários, procurando alcançar a maior estabilidade possível. (I)

2.1 Ácido Etilenodiaminotetracético
Sendo atualmente o quelante mais utilizado, o EDTA é um composto hexadentado, sendo quatro gruposcarboxila e dois grupos amina, no qual nem todos os pares eletrônicos disponíveis são utilizados para formarem ligações, atuando apenas os dois grupos amina como doadores de pares de elétrons. I)
Alcançado o ponto de equivalência da titulação, o EDTA muda bruscamente as concentrações dos íons metálicos presentes na solução, o que se deve ao fato de não formar complexos intermediários,tornando-se mais estáveis seus copmplexos formados quando em meio alcalino. (I)

2.2 Dureza da Água
A concentração de íons minerais dissolvidos na água é o que determina a dureza da mesma, sendo o cálcio e o magnésio os maiores responsáveis pela mesma. (IV)

2. OBJETIVOS
Padronizar uma solução de EDTA 0,001 mol/L, para posteriormente dosar o magnésio, em uma solução de MgSO4.7H2O, e o...
tracking img