Coloides

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
· 1 coloide
· 2 Coloides no dia a dia
· 3 Características
o 2.1 Coloide micelar
o 2.2 Exemplos e classificação de coloides
o 2.3 Classificação dos Coloides
· 4 Interações entre partículas coloidais
o 3.1 Especificidade iônica
o 3.2 Forças de hidratação, estruturais e de solvatação
o 3.3 Forças de flutuação e estéricas
o 3.4Interações anisotrópicas
· 5 Referências
· 6 Ver também


































Coloide
Em química, coloides (ou sistemas coloidais ou ainda dispersões coloidais) são sistemas nos quais um ou mais componentes apresentam pelo menos uma de suas dimensões dentro do intervalo de 1nm a 1µm.
A ciência dos coloides se ocupacom sistemas nos quais um ou mais componentes apresentam pelo menos uma de suas dimensões dentro do intervalo de 1nm a 1µm (Shaw, 1975), ou seja, ela se refere a sistemas contendo tantomoléculas grandes como partículas pequenas. Coloquialmente, diz-se que as dispersões coloidais são dispersões intermediárias entre as soluções verdadeiras e os sistemas heterogêneos, em casos em que as partículasdispersas são maiores do que as moléculasmas não suficientemente grandes para se depositar pela ação da gravidade.
Em 1870, o químico britânico Thomas Graham descobriu que substâncias como o amido, a gelatina, a cola e a albumina do ovodifundiam-se muito lentamente quando colocadas em água, ao contrário de outras substâncias como o açúcar e o sal de cozinha. Além disso, aquelas substâncias erammuito diferentes destas no que se refere à difusão através de membranas delgadas: enquanto as moléculas de açúcar, por exemplo, difundiam-se com facilidade através de muitas membranas, as moléculas grandes que constituíam o amido, a gelatina, a cola e a albumina não se difundiam. Graham descobriu, também, que estas últimas substâncias não se cristalizavam enquanto era fácil cristalizar o açúcar, o salde cozinha e outros materiais que formavam soluções verdadeiras (Kotz eTreichel, 1998). Sabe-se, hoje, que ainda que haja algumas dificuldades, certas substâncias coloidais podem ser cristalizadas, e que não há, na realidade, fronteira nítida entre as soluções verdadeiras e os sistemas coloidais. Para denominar a nova classe que era identificada, Graham propôs o termo coloide (do grego kolla,cola).
Os sistemas coloidais vêm sendo utilizados desde os primórdios da humanidade. Os povos antigos utilizaram géis de produtos naturais como alimento, as dispersões de argilas para a fabricação de utensílios de cerâmica e as dispersões coloidaticas depigmentos para decorar as paredes das cavernas com motivos de animais , peixes e caças.





Coloides no dia a dia
Sistemas coloidaisestão presentes em nosso cotidiano, na higiene pessoal, sabonete, shampoo, cremes dentais, espuma, creme de barbear, maquiagem, cosméticos, no leite, café, manteiga, cremes vegetais e geleias de frutas. No caminho para o trabalho podemos enfrentar neblina, poluição do ar ou ainda apreciar a cor azul do céu, parcialmente explicada pelo espalhamento Rayleigh da luz do Solao entrar na atmosferacontendo partículas de poeira cósmica atraídas pela Terra. No almoço, temperos, cremes e maionese parasaladas. No entardecer, ao saborear cerveja, refrigerante ou sorvete estamos ingerindo coloides. Os coloides também estão presentes em diversos processos de produção de bens de consumo, incluindo o da água potável, nos processos de separação nas indústrias debiotecnologia e no tratamento do meioambiente. Os fenômenos coloidais são utilizados com freqüência em processos industriais de produção de polímeros, detergentes, papel, análise do solo, produtos alimentícios, tecidos, precipitação, cromatografia, troca iônica,flotação, catálise heterogênea. São também muito importantes os coloides biológicos, tais como o sangue, o humor vítreo e ocristalino. Em medicina terapêutica ortomolecular,...
tracking img