Coloides

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O EFEITO TYNDALL

Se colocarmos lado a lado um copo com solução aquosa de açúcar e outro copo com leite diluído em água, o feixe de uma caneta- laser deixará um rastro somente nocopo que contém uma dispersão coloidal de gelatina em água.

Este fenômeno, conhecido como efeito Tyndall, ocorre devido à dispersão da luz pelas partículas coloidais. No béquer contendouma solução de açúcar em água, as moléculas do soluto não são suficientemente grandes para dispersarem a luz.

O efeito Tyndall recebeu esse nome , em homenagem ao brilhante físicoingles, John Tyndall (1820 – 1893), que demonstrou por que o céu é azul, e estudou de forma muito completa os fenômenos de espalhamento da luz por partículas e poeira. Esse efeito tambémfoi observado por Tyndall quando um pincel de luz atravessava alguns sistemas coloidais. Esse espalhamento da luz é seletivo, isto é, depende das dimensões das particulas dispersas edo comprimento de onda da radiação. Dessa forma, é possível que uma determinada cor de luz se manifeste de maneira mais acentuada do que outras.
AEROSSÓIS

O ambiente em que vivemosprecisa ser limpo com regularidade, para que que seja retirada a poeira que constantemente é depositada sobre os objetos.

Esses grãos de poeira, de diâmetros superiores a 1 000 nm,estão em suspensão e tendem a sedimentar. No entanto, há no ar alguns grãos de poeira de dimensões coloidais que nunca sedimentam. Esses tipo de colóide chama-se aerossol. Neblinas ,fumaças e sprays são outros exemplos de aerossóis do cotidiano. Quando observamos o rastro luminoso deixado pela luz de um projetor de slides em uma sala escura, ou quando notamos os feixesluminosos dos faróis dos carros em dias com forte neblina, devemos nos lembrar do efeito Tyndall que a luz pode provocar quando atinge partículas coloidais sólidas existentes no ar.
tracking img