Coloides pedologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS COLÓIDES DO SOLO

Elaboração: Prof. Dr. Erico Sengik versão 2005
Colaboração: Karina Perehouskei Albuquerque

1) INTRODUÇÃO

O estado coloidal abrange um sistema de duas fases, em que um ou mais materiais, num estado de divisão muito refinada, se acham dispersos em outra substância. Na natureza os colóides são encontrados como emulsões, em que os líquidos se acham dispersosnoutro líquido, como por exemplo, o leite (glóbulos de gordura na água), ou como aerossóis em que um sólido ou líquido encontra-se disperso num gás, a exemplo da fumaça (sólido num gás) e neblina (líquido num gás), ou ainda como gel, em que um sólido está disperso num líquido, como por exemplo, a gelatina e as frações mais finas do solo (sólidos na água).

As partículas coloidais são, via deregra, menores do que 1 micrômetro (μm) de diâmetro. Como as frações de argila atingem tamanhos máximos de 2 ·m, é evidente que nem todas as argilas são estritamente coloidais, porém mesmo assim, suas partículas maiores possuem características do tipo coloidal, como os óxidos, caolinitas e montimorilonitas.

As parcelas mais ativas do solo são aquelas em estado coloidal e existem doistipos distintos de matéria coloidal: orgânico e inorgânico, misturados entre si. O tipo orgânico está representado sob a forma de humo e o inorgânico acha-se presente quase que exclusivamente sob a forma de minerais argilosos das diversas formas.

Duma maneira geral, são reconhecidos dois grupos de argilas: (a) argilas silicatadas (esmectitas e caolinitas), característica de regiões temperadase (b) as argilas óxido-hidratadas de ferro e de alumínio (gibsitas e goetitas), que são mais proeminentes em solos intemperizados das regiões tropicais e semitropicais. Os silicatos serão examinados em primeiro lugar, por sua predominância nas regiões agrícolas mais desenvolvidas.

2) CONSTITUIÇÃO GERAL DAS ARGILAS SILICATADAS

a) FORMA

Os primeiros estudos da matéria argilo-coloidalconsideravam as partículas isoladas com forma mais ou menos esféricas, internamente amorfas e não cristalinas. No entanto, já está definitivamente estabelecido que tais partículas são laminadas, isto é, constituídas de placas ou flocos, possuindo um ordenado arranjo interno mas sempre laminar. Algumas destas partículas têm formato de mica e são nitidamente hexagonais; outras são irregulares, emforma de placas ou flocos, enquanto ainda outras aparentam ripas em forma de lâminas ou de bastões, sendo outras esferoidais. A extensão horizontal das partículas isoladas ultrapassa em muito as suas dimensões verticais. Essa é a forma que possibilita maior área de adsorção por unidade de volume.

b) ÁREAS DE EXPOSIÇÃO PARA ADSORÇÃO DE ÍONS

As argilas do solo possuem áreas externas ealgumas também internas para a adsorção de íons. As partículas de argila, por serem de tamanho reduzido, expõem abundantes áreas externas. A área de exposição externa de um grama de argila coloidal corresponde, pelo menos, a 1.000 vezes a de um grama de areia grossa. Em algumas argilas há também extensas áreas de exposição internas. Estas entrefaces internas ocorrem no permeio das unidadescristalográficas, em forma de lâminas, que compõem cada partícula e via de regra, excedem de muito, a área externa de exposição. A área de exposição das camadas de argila silicatadas varia de 100 m2 g-1 para argilas com apenas áreas externas de exposição, até mais de 800 m2 g-1 para aquelas com extensiva superfície internas.

c) CARGA ELETRONEGATIVA, CÁTIONS ADSORVIDOS E DUPLA CAMADA

Asminúsculas partículas coloidais das argilas silicatadas, denominadas micelas (microcélulas), possuem, em geral, carga negativa. Por conseguinte, centenas de milhares de íons com carga positiva, são atraídos para cada cristal do colóide (H+, Al3+, Ca2+ e Mg2+), o que ocasiona aquilo que é conhecido como dupla camada iônica. As partículas coloidais constituem a camada iônicas interior, formando em...
tracking img