Colheita de amendois

1077 palavras 5 páginas
CULTIVO DO AMENDOIM: DO PLANTIO AO ARMAZENAMENTO

O cultivo e a produção de amendoim são atividades agrícolas importantes em diversas regiões do Estado de São Paulo, com uma concentração de 80% da produção brasileira. O produto destina-se principalmente à indústria de confeitaria, venda/consumo in-natura, e fabricação de óleo.

Hoje, a área estimada de plantio está em torno de 150.mil hectares, distribuídos entre as lavouras conduzidas neste novo padrão tecnológico (São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Bahia) e os pequeno cultivos familiares em diversos Estados de Norte a Sul do País.

Para o plantio do amendoim, um solo bem preparado oferece condições para germinação e desenvolvimento das plantas e, consequentemente, para boa produtividade. As áreas de cultivo do amendoim requerem uma apreciável movimentação de solo, por isso, a importância de adotar práticas conservacionistas para o controle da erosão. O plantio da leguminosa sobre palhada de culturas e de cana também é viável, mas deve seguir recomendações específicas e usar equipamento de plantio adequado, para o sucesso desta prática. Culturas como milho, sorgo e cana oferecem meio favorável para germinação, emergência e desenvolvimento do sistema radicular do amendoim.

A calagem é de particular importância para a produção de amendoim não só para corrigir a acidez do solo como para disponibilizar cálcio para as vagens em formação. Estas absorvem a maior parte deste elemento através da casca, diretamente da solução do solo. Cultivares que possuem grãos de tamanho maior tendem a ser mais exigentes em cálcio.
Fósforo e potássio são os macronutrientes também importantes para o amendoim e devem ser supridos ao solo (adubação), conforme a necessidade. Para realizar uma adubação equilibrada, é necessário proceder à análise do solo.

Os solos das regiões produtoras apresentam populações naturais de bactérias fixadoras de nitrogênio no amendoim. Desta forma, em geral, não há necessidade de adubação

Relacionados

  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas