Coletores de alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Denise Bentes soares
DISSERTAÇÃO - COLETORES DE ALIMENTOS
CHILDE, Gordon. A evolução cultural do homem.

A partir das necessidades dos homens para satisfazer suas necessidades básicas, ele vaidesenvolvendo, através do trabalho, novas habilidades passando assim a conhecer e dominar a natureza, transformando-a e a si mesmo como um ser consciente e ativo na sua realidade social.
Associedades primitivas tinham uma organização de trabalho coletivo, um “modo de produção tribal”, pois todos cooperavam para conseguir suprir as necessidades dos membros do grupo. Os meios deprodução eram comuns a todos, baseava-se na manufatura e na agricultura.
Para que estas comunidades realizassem suas atividades com êxito, precisaram desenvolver diversas habilidades e conhecimento detécnicas, principalmente, para conseguir seus alimentos. Com o passar do tempo, foram evoluindo na produção de ferramentas mais eficientes para cada tipo de atividade. Mas, para isso tiveram queaprender a utilizar a melhor pedra, onde encontrá-la e como tratá-la para fabricar suas ferramentas.
Outro fator de grande relevância nestas sociedades foi a descoberta de como controlar e mantero fogo, pois é nesse momento que o homem se afirmou como ser superior as outras espécies animais e adquiriu sua identidade de Homem, pois ele aprende a dominar a natureza, cria novasnecessidades, desenvolve habilidades e competências, sejam elas físicas ou psíquicas, para satisfazer suas necessidades e do seu grupo.
Portanto, o desenvolvimento da historia das sociedades humanas seinscreve na forma como ela se organiza e realiza seu trabalho. Sendo o trabalho uma atividade consciente, sempre foi uma atividade coletiva e social, divido através da cooperação entre os homens.Sendo assim, a sociedade pode ser compreendida a partir do trabalho que os homens nela realizam, desenvolvendo suas forças produtivas, criando suas relações sociais e, também, sua cultura.
tracking img