Caçadores coltores

798 palavras 4 páginas
1. Como os seguintes fatores afetaram a nossa evolução? Explique cada um deles:]

a. Consumo da carne
Com o consumo da carne houve mudanças no formato do rosto como mandíbulas, dentes menores que permitiam que dilacerasse as fibras rígidas que o alimento possuí. Os esmaltes dos dentes ficaram mais finos,os músculos faciais ficaram menores também e as maças do rosto ficaram finas adquirindo o formato do homem moderno.

b. Capacidade de processar amido
A enzima amilase possibilitou a decomposição imediata do amido, beneficiando a absorção dos açucares dos alimentos facilitando a digestão dos tubérculos.

c. Uso do fogo
O fogo proporcionava proteção, calor nas noites frias, cozimento dos alimentos, diminuindo o tempo de preparo e degustação não perdendo tanta energia, tornando-se mais fácil ingerir um tubérculo cozido do que o cru. Cientistas acreditam que essa energia extra foi fundamental para sustentar o crescimento de nosso cérebro, sendo um dos fatores de nossa evolução.

d. Variedade alimentar
Nossa relação com o alimento teve um grande efeito sobre nosso corpo, moldando mudando nossa estrutura corpórea e o funcionamento de nossa sociedade e teve um impacto imenso no meio ambiente. Deixamos de ser macacos frugívoros para nos tornarmos uma espécie que pode sobreviver encontrando alimentos em quase todos os lugares, por cultivarmos. Somos naturalmente capazes de consumir uma variedades de alimentos e por meio do uso da cultura adquirido e cozinhar e plantar.
2. Sob quais formas a alimentação influenciou a evolução corporal de nossos antepassados hominídeos?
A alimentação influenciou diretamente a transformação de nosso rosto, arcada dentária e mandíbulas moldando para a estrutura humana. Os intestinos diminuíram devido a dieta feita, sua cintura ficou mais fina e sua nutrição aumentou devido ao cozimento, fomentando o tamanho de nosso cérebro.
3. Segundo o documentário, como a alimentação influenciou comportamentos humanos?
O alimento nos faz

Relacionados