Coleta e armazenagem de pilhas e baterias, com proteção ao meio ambiente.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
UNATEC
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE












Coleta e armazenagem de pilhas e baterias,
Com Proteção ao meio ambiente.
















Belo Horizonte
2010
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
UNATEC
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE










Coleta e armazenagem pilhas e baterias,
Semagressão ao meio ambiente.
















Trabalho Interdisciplinar apresentado à disciplina Projeto Aplicado, como requisito parcial para a obtenção do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade.

Orientador: Adriana Fonseca

LIMA, Alexandre
NASCIMENTO, Cleidiane
DELIM, Cristiano
NASCIMENTO, DanielaLENIN, Jaderson
SILVA, Líbia Wanessa Pereira






Belo Horizonte
2010
1. INTRODUÇÃO

Uma pilha (bem como as baterias) usa uma tecnologia na geração de corrente elétrica, que tem a capacidade de converter energia química em energia elétrica. As pilhas apresentam um anodo (eletrodo negativo), o catodo (eletrodo positivo) e a pasta eletrolítica, em que ocorrem as reações químicas que gerama corrente elétrica. As pilhas estão definitivamente presentes no dia-a-dia do homem moderno.

Atualmente, depois de usadas, as pilhas domésticas são basicamente descartadas no lixo urbano e são encaminhadas aos aterros sanitários. A reciclagem apresenta-se, então, como uma solução para esta questão ambiental. O processamento de pilhas e de baterias usadas existe, pelo menos, desde o início doséculo XX. Entretanto, os incentivos mudam com o passar dos anos. No início, a reciclagem e a recuperação de materiais foram à possibilidade para que cada indústria mantivesse o fornecimento de matéria-prima a um custo razoável.

Hoje em dia, a principal razão para a reciclagem, ou o tratamento final, é a proteção do meio ambiente. Os aterros sanitários e a incineração estão sujeitos a diversasrestrições de vários regulamentos. A reciclagem é a maneira de reduzir os custos, necessariamente, dos resíduos de materiais descartados.

Segundo Jorge Soares, (2002) uma maneira de reduzir o impacto ambiental do uso de pilhas e baterias é a substituição de produtos antigos por novos que propiciem um maior tempo de uso, como por exemplo, o uso de pilhas alcalinas ou debaterias recarregáveis no lugar de pilhas comuns.

Apesar da apresentação a nível superficial, pode-se perceber que a tarefa de reciclar pilhas e baterias é extremamente difícil devido à natureza multicomponente das mesmas. Os tratamentos propostos são, na sua grande maioria, consumidores de energia e apresentam elevado corrosivo. Há também uma forte menção ao uso de meios alcalinos (fusãoalcalina, solução amoniacal, solução de base forte).

Considerando os impactos negativos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado de pilhas e baterias usadas. Desenvolvemos um trabalho de conscientização junto aos usuários destes produtos, assim como os fabricantes, ao que se refere o correto manejo do resíduo, coletando e armazenando conforme leis e normas específicas. Logo, levantamos aseguinte questão:
- Como coletar e armazenar pilhas e baterias corretamente, sem agredir o meio ambiente?

1.1 JUSTIFICATIVA
Por que reciclar pilhas e baterias?
O Brasil já recicla volumes expressivos de papel, plásticos, vidros, alumínio, ferro e outros materiais. Contudo, reciclar pilhas e baterias esgotadas ainda não é uma prática comum entre nós.

Além disso, descartá-las de forma incorretaé extremamente perigoso. Uma pilha comum contém metais pesados, como chumbo, cádmio, mercúrio, zinco e manganês, que não se degradam e são extremamente nocivos à saúde e ao meio ambiente.

O problema ambiental é grave, pois existem poucos postos de coleta, e esse lixo eletrônico acaba indo parar nos lixões a céu aberto, sem qualquer controle de impacto ambiental.

Na natureza, uma pilha...
tracking img