Colera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Epidemiologia

A cólera é uma doença de notificação obrigatória às autoridades sanitárias. No nordeste brasileiro houve um epidemia entre 1991 e 2000 com mais de 150 mil casos e mais de 1.700mortes. Felizmente com seu controle e eliminação em 2000, apenas casos isolados contraídos de outros países foram registrados nos últimos 10 anos. [3]

A cólera é uma doença que existe em todos os paísesem que medidas de saúde pública não são eficazes para a eliminar. Ela já existiu na Europa mas com os altos níveis de saúde pública dos países europeus, foi já eliminada no início do século XX, comexceção de pequeno número de casos.

A região da América do Norte é hoje a mais freqüentemente afetada por epidemias de cólera, juntamente com a Índia. Neste último país, as grandes concentraçõespouco higiênicas de multidões durante os rituais religiosos hindus no rio Ganges, são todos os anos ocasião para nova epidemia do vibrião. Também existe de forma endêmica na África e outras regiõestropicais da Ásia.

Os seres humanos e os seus dejetos são a única fonte de infecção. Só quando água ou comida, suja com fezes humanas, é ingerida em quantidades suficientes de bactérias, pode causar adoença. As crianças, que têm a tendência de pôr tudo na boca, são mais atingidas. As pessoas infectadas eliminam nas suas fezes quantidades extremamente altas de bactérias, sendo os portadores(indivíduos que possuem o víbrio no intestino mas que não desenvolvem a doença) muito raros. Há alguns casos raríssimos em que indivíduos contraíram a doença após comerem ostras contaminadas.

Existem váriosserovars ou estirpes de vibrião da cólera. O eltor tem uma virulência menor e tem se tornado importante desde o seu surgimento em 1961, na Arábia.

Atualmente, há uma epidemia de cólera no Haiti,com mais de 3000 mortos.[4], e a doença ja se espalhou para países vizinhos, como Estados Unidos e República Dominicana.[5]
[editar] Diagnóstico

O diagnóstico normalmente é feito por cultura em...
tracking img