Colatina -es

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Hidrografia


A hidrografia é o ramo da geografia física que estuda as águas do planeta, abrangendo, portanto rios, mares, oceanos, lagos, geleiras, água do subsolo e da atmosfera. A grande parte da reserva hídrica mundial (mais de 97%) concentra-se em oceanos e mares, com um volume de 1.380.000.000 km³. Já as águas continentais representam pouco mais de 2% da água doplaneta, ficando com um volume em torno de 38.000.000 km³.
O Rio Doce é o maior rio do Espírito Santo, atravessa o estado de Leste a Oeste, banhando quatro municípios: Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e Linhares. Nasce em Minas Gerais, próximo à cidade de Barbacena, a 2.000 m² de altura. É o rio da integração Espírito Santo - Minas Gerais, com cerca de 800 km de curso, desde Barbacena atésua foz. De seu curso, 180 km são em território capixaba. O Rio Doce deságua no Oceano Atlântico, em Regência, distrito de Linhares.
O Rio Doce é um dos mais encachoeirados rios brasileiros. No Espírito Santo, porém, somente no município de Baixo Guandu apresenta trecho acidentado.
É responsável pelo povoamento da Zona da Mata mineira e fez do Espírito Santo o maior exportador deminério de ferro, pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, pertencente a CVRD.
















Bacia hidrográfica do Rio Doce

A bacia hidrográfica do rio Doce apresenta uma significativa extensão territorial, cerca de 83.400 km2, dos quais 86% pertencem ao Estado de Minas Gerais e o restante ao Estado do Espírito Santo, e está situada na região Sudeste, entre os paralelos18°45' e 21°15' de latitude sul e os meridianos 39°55' e 43°45' de longitude oeste. Abrange, total ou parcialmente, áreas de 228 municípios, sendo 202 em Minas Gerais e 26 no Espírito Santo e possui uma população aproximada de 3,1 milhões de habitantes.
O Rio Doce, com uma extensão de 853 km, tem como formadores os rios Piranga, que nasce no município de Ressaquinha, e Carmo, em Mariana, cujasnascentes estão situadas nas encostas das serras da Mantiqueira e Espinhaço, no estado de Minas Gerais, onde as altitudes atingem cerca de 1.200 m.
O Rio Doce encontra-se com o oceano Atlântico em Regência, no município de Linhares, Espírito Santo.
Seus principais afluentes são: pela margem esquerda os rios Piracicaba, Santo Antônio e Suaçuí Grande, em Minas Gerais, Pancas e SãoJosé, no Espírito Santo; pela margem direita os rios Casca, Matipó, Caratinga-Cuieté e Manhuaçu, em Minas Gerais, e Guandu, Santa Joana e Santa Maria, no Espírito Santo.

















[pic]










Rio Doce em Colatina


O Rio Doce, maior do estado, corta o município, recebendo em Colatina, águas de três importantes afluentes em solo capixaba. Os riosSanta Joana e Santa Maria são seus tributários pela margem direita, ao passo que o Rio Pancas deságua em sua margem esquerda. Importante ressaltar que os dois últimos têm suas foz no Doce dentro do perímetro urbano de Colatina.
Todos os rios do municipio de Colatina pertencem á bacia do Rio Doce, desaguando em territorio colatinense ou fora dele. Os afluentes mais importantes são:


➢Rio São José
É o segundo rio, em extenção e volume d’ agua, do sistema hidrografico do municipio. Faz a linha divisória entre Colatina e são Gabriel da Palha, ao Norte.
A bacia hidrográfica do Rio São José é estimada em 2.114 km ², representando 3,9% da área estadual.
São principais afluentes deste rio, por sua margem direita, correndo no municipio de Colatina: Córrego Braçodo Sul, Córrego do Sabiá, Rio Moacir Avidos.


➢ Rio Pancas
Situa-se em terceiro lugar, em importancia, sendo afluente da margem esquerda do Rio Doce.
No Rio Pancas há várias cachoeiras e corredeiras, sendo as mais significativas as cachoeiras do Vinte, do Onze e do Oito.
A bacia hidrografica do Rio Pancas é calculada com 1.065 km², representando 1,96% da área...
tracking img