Capis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

IDENTIFICAÇÃO

O CAPs, Centro de Atenção Psicossocial, é um espaço que tem mudado a realidade das pessoas e famílias que possuem em seu seio, alguém com distúrbios psíquicos, e na atualidade, com auxilio mais direto para pessoas com dependência química.
O Projeto de Intervenção Auxiliando o CAPs Colatina no Trabalho de Orientação e Acompanhamento das Famíliascom Pessoas com Distúrbios Psíquicos e Dependência Química, é um projeto dedicado a dar atenção a essas famílias que por muitas vezes se encontram despreparadas para lidar com essa situação conflitante, principalmente no tocante ao uso e dependência de drogas, que aumenta gradativamente dentro do Município de Colatina/ES.
Desenvolvido dentro do CAPs Colatina/ES, localizado na RuaPedro II, nº 41, no Bairro Vila Nova, irá de encontro com o atendimento real da demanda existente, uma vez que é grande o número de usuários atendidos dentro e fora da instituição, lembrando também, que os serviços são ofertados para pessoas de outros municípios que compõe a região.
Trata-se de um projeto de auxílio e orientação a essas famílias, de forma a minimizar as tensõesexistentes, e auxiliar no tratamento da pessoa debilitada, levando também a elas, o real conhecimento sobre os direitos que possuem no tocante à saúde, e os benefícios sociais que auxiliarão no tratamento dessas pessoas.
O Projeto buscará direcionar-se a famílias colatinenses, devido a grande quantidade de usuários de drogas dentro do município e os problemas sociais que essa situaçãoacarreta na sociedade.

SUMÁRIO DA PROPOSTA

O projeto delimita-se a atender famílias do município de Colatina/ES, que possuam em seu seio pessoas com distúrbios mentais e ou dependência química, atendidas pelo CAPs Colatina, com intuito de levar orientações a elas, sobre como lidar e tratar essas pessoas com necessidades especiais, assim como realizar um trabalho de transmitirinformações a cerca dos tratamentos disponíveis, e os recursos existentes, para que assim a situação social seja melhorada, e o tratamento dessas pessoas debilitadas, aconteça de forma concreta e eficaz.

JUSTIFICATIVA

Em um passado não muito distante, era comum percebermos pessoas com distúrbios mentais amarradas, trancadas como verdadeiros animais, dentro de suas casas, pois asfamílias não conseguiam lidar com essa situação tão conflitante. Além dessa questão, aos poucos o uso de droga foi crescendo e hoje é algo de certa forma descontrolado dentro da sociedade, e em Colatina/ES, essa situação não é muito diferente.
Aos poucos essa realidade está sendo substituída, mas, não abolida definitivamente da sociedade. Ainda há alguns casos de desrespeito a essas pessoas,por suas próprias famílias, que se encontram fragilizadas e debilitadas, ou mesmo, pela própria sociedade que não reconhece essas pessoas como passíveis de direitos.
A instituição dos CAPs na sociedade veio para mudar esta dura realidade. Esses Centros de Atendimento ofertam serviços de qualidade tanto para as pessoas que se encontram “doentes”, como para suas famílias, auxiliandoas mesmas para os cuidados que necessita ter, e a maneira como agir diante dessas situações com que se deparam constantemente.
Realizar um trabalho, junto a essas famílias é essencial, haja vista, que a demanda tem crescido a cada dia mais, e se não houver uma formação de consciência por parte delas, trabalho este que só será possível através de informações e orientações, e em algunscasos até mesmo intervenção, não será possível.
Na maioria dos casos, essas pessoas não conhecem os seus direitos, os serviços e recursos disponíveis, o que justifica a necessidade de atuar junto a elas no sentido de orientar e incentivar a buscar soluções para os muitos conflitos existentes.
Trabalhar a família é investir no desenvolvimento da sociedade. Famílias...
tracking img