colaprova

287 palavras 2 páginas
1- água + sal!
Pois o cloreto de sódio é um sal inorgânico, sendo assim, é iônico. E a sacarose é molecular.Sendo assim, o sal, por liberar mais partículas na solução, aumenta o seu ponto ebulioscópico.

2- Para que uma substância passe da fase líquida para a sólida, as suas moléculas precisam perder energia cinética (energia do movimento). Então, deve haver a diminuição da temperatura. Lembre-se que a temperatura está ligada ao agitamento das moléculas.Entre as substâncias com mesmo tipo de ligação intermolecular, o ponto de solidificação será mais baixo naquela que possuir menor massa molar. Isto porque quanto menor a massa molar da substância, maior é a mobilidade das suas moléculas (energia cinética).

3- Interfere, pois quanto maior a pressão de vapor o liquido entra em ebulição mais rápido, se ao adicionarmos o soluto o líquido demora mais a entrar em ebulição, implica-se que a pressão de vapor é menor.
4- Assim, o ponto de solidificação (temperatura de congelamento) da água é 0°C no nível do mar, no entanto, ao se adicionar algum composto não volátil (como o sal), as moléculas deste atraem fortemente as moléculas de água, dificultando a organização dos cristais de gelo e, consequentemente, diminuindo seu ponto de congelamento.
5- A presença de um sal na água faz com que a sua fração molar reduza, o que faz sua pressão de vapor reduzir também, ou seja, a temperatura de ebulição do sistema aumenta. No nível molecuar, o que acontece é que as interações entre as moléculas de água e os íons do sal são bastante fortes; isso "prende" as moléculas de água na solução, fazendo com que mais energia (temperatura) seja necessária para tirar essas moléculas de água da solução.
6-

Relacionados