Col Gio Estadual De Campo Mour O

813 palavras 4 páginas
Colégio Estadual de Campo mourão

Educação Física

Tema: Jogos Pan americanos
Nome: Keila Conceição Gimenes Nº16
2º ano CI

Campo mourão 30 de julho de 2015
Introdução

Os Jogos Pan-Americanos são um evento esportivo, realizado de quatro em quatro anos, envolvendo atletas da América do Norte, América do Sul e América Central.

Origem e história

A ideia de realizar uma competição nos moldes das Olimpíadas entre as Américas surgiu, evidentemente, com o surgimento dos Jogos Olímpicos.
O primeiro passo para a criação deste evento aconteceu no Congresso que abriu as Olimpíadas de 1924, em Paris, na França, quando representantes de Cuba, Guatemala e México propuseram a criação de jogos regionais para os países da América Central. Isto ocorreu efetivamente em 1926, na cidade do México, com a denominação de Jogos Centro-americano.
A ideia da realização de um evento esportivo americano nasceu em 1932. Nesta época já ocorria os Jogos Centro-Americanos. Representantes e dirigentes esportivos de vários países da América propuseram a realização de um evento que pudesse envolver todos os países do continente americano. No I Congresso Esportivo Pan-Americano, realizado em 1940 na cidade de Buenos Aires, ficou definido que o primeiro evento deste tipo aconteceria na Argentina em 1942. Porém, com o desenrolar da Segunda Guerra Mundial, o evento foi cancelado, assim como aconteceu com as Copas do Mundo de Futebol de 1942 e 1946. A primeira edição dos Jogos Pan-Americanos ocorreu na cidade de Buenos Aires (Argentina), no ano de 1951 (cerimônia de abertura aconteceu em 25 de fevereiro). Contou com atletas de 21 países, e foram disputados 18 modalidades esportivas. Com o passar do tempo, o evento foi ganhando cada vez mais importância no cenário esportivo internacional. A edição brasileira, que ocorreu no Rio de Janeiro em 2007, contou com aproximadamente 5.500 atletas de 42 países que disputaram 28 eventos esportivos.

A Tocha

Relacionados

  • Analise das concepções astronômicas apresentadas por professores de algumas escolas estaduais
    7640 palavras | 31 páginas
  • autonomo
    282467 palavras | 1130 páginas