Ufop Medicina Exausto Especificaes

2003 palavras 9 páginas
E S P E C I F I C A Ç Õ E S T É C N I C A S

SISTEMA DE EXAUSTÃO MECÂNICA PARA AS ÁREAS DO LABORATÓRIO DE ANATOMIA DA ESCOLA DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - MG

NOVEMBRO/08

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 1 - OBJETIVO: A presente especificação tem como finalidade definir os requisitos técnicos mínimos a serem mantidos no sistema de exaustão mecânica conforme recomendações das normas específicas, para as áreas do Laboratório de Anatomia da Universidade Federal de Ouro Preto, MG.

2 - DESCRIÇÃO GERAL DO SISTEMA: 2.1 GENERALIDADE E FUNCIONAMENTO DO SISTEMA:
Trata-se de exaustão geral e local diluidora com o intuito de retirar os gases de formol desprendidos dos tanques e dos corpos em estudo.

As áreas a serem beneficiadas são: Estudo de Peças Avulsas, Preparo, Anatomia e Macropatologia.

Para as áreas de Estudo de Peças Avulsas, Anatomia e Macropatologia a exaustão será do tipo geral diluidora. Para cada uma destas áreas o ar deverá ser captado por meio de grelha com registro em material acrílico e por meio de redes de dutos levados até o ventilador a ser instalado na cobertura (3º pavimento). As grelhas deverão ser instaladas a 30 cm do piso. O ar deverá entrar nos recintos pelas portas e janelas.

Para a sala de Preparo, deverão ser instalados captores de ar ao lado de cada um dos três tanques. Cada captor deverá ser interligado a uma rede de dutos e a um ventilador exaustor. O ar geral da sala deverá ser captado por meio de grelha e conduzido ao ventilador responsável pela exaustão do tanque de peças avulsas. Neste sistema deverá haver um insuflamento de ar filtrado. Para isso deverá ser instalada uma caixa de ventilação com filtro, na cobertura. O ar deverá ser insuflado por meio de dutos convencionais em chapa de aço e por difusores lineares.

Os ventiladores de exaustão deverão ser do tipo centrífugo de simples aspiração, confeccionados em fibra de vidro. O

Relacionados