Coisas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO – TEXTO RESUMO

Na Administração, encontraremos diversas vertentes voltadas às questões organizacionais, com cinco variáveis: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia.

Ao estudarmos a Teoria Geral da Administração, encontraremos diversas vertentes voltadas às questões organizacionais, com cinco variáveis: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente etecnologia. Conforme esquema abaixo, visualizaremos as escolas por ênfase temática.

►Teoria Administrativa Científica - Frederick W. Taylor, considerado o Pai da Administração Científica. Seus princípios administrativos tiveram origem no “chão de fábrica”, dando ênfase a adoção de métodos racionais e padronizados objetivando máxima divisão de tarefas, com enfoque na produção. Realizou estudos nabusca de maior eficiência na fábrica em que trabalhava.

►Teoria Clássica - foi desenvolvida através de Henri Fayol, engenheiro educado na França. Esta teoria teve origem na gerência administrativa, dando ênfase na estrutura formal da empresa; com adoção de princípios administrativos pelos altos escalões, privilegiando as tarefas da organização.

01- Divisão do Trabalho;
02- Autoridade eresponsabilidade;
03- Unidade de comando;
04- Unidade de direção;
05- Disciplina;
06- Prevalência dos interesses gerais;
07- Remuneração;
08- Centralização;
09- Hierarquia;
10- Ordem;
11- Equidade;
12- Estabilidade dos funcionários;
13- Iniciativa;
14- Espírito de corpo.

Definiu como funções essenciais da gerência administrativa, os itens abaixo: Planejar, Comandar, Organizar, Controlar eCoordenar

►Teoria Neoclássica- A Teoria Neoclássica surgiu com roupagem nova, eliminando os exageros e distorções de toda teoria pioneira. É a teoria clássica atualizada, com ênfase nos aspectos práticos da Administração. Os neoclássicos estabelecem normas de comportamento administrativo. Com ênfase também nos objetivos e nos resultados. De acordo com a Teoria Neoclássica há três aspectosprincipais:
Quanto aos objetivos – as organizações são meios.
Quanto à administração – todas as organizações são diferentes, mas iguais na área administrativa.
Quanto ao desempenho individual – eficácia do pessoal. Função do Administrador: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Conceito de Eficiência (meios) e Eficácia (fins). Vantagens e Desvantagens da Centralização e ao inverso(Descentralização).

Principais expoentes: Peter F. Drucker, Willian Newman, Ernest Dale, Ralph C. Davis, Louis Allen e George Terry.

►Teoria da Burocracia
Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão, criador da Sociologia da Burocracia, ficou famoso pelas teorias das estruturas de autoridade.

Vários aspectos permitiram o desenvolvimento da Teoria da Burocracia:

a) a fragilidade e parcialidade daTeoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, sem responder aos problemas organizacionais.
b) necessidade de um modelo de organização aplicável não apenas as fábricas, e sim, todas as formas de organização.
c) crescimento de empresas, e a exigência de um modelo organizacional mais definido. d) o ressurgimento da Sociologia da Burocracia, através dos trabalhos de seu criador, Max Weber.

Aburocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade. A própria história, desde a antigüidade já dava sinal de mudança ao elaborar primeiros códigos de normatização das relações entre Estado e as pessoas, e vice-versa.

Características da Burocracia: Caráter legal das normas; Caráter formal das comunicações; Divisão do trabalho; Impessoalidade no relacionamento;Hierarquização da autoridade; Rotinas e procedimentos; Competência técnica e mérito; Especialização da administração; Profissionalização; Previsibilidade do funcionamento. A burocracia é uma organização eficiente por excelência

►Teoria das Relações Humanas- Com a crise de 1929, estudiosos começaram a pensar no fator humano em relação ao trabalho. A partir destes estudos a humanização dos conceitos...
tracking img