Cognatos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Generos Textuais
Genero textuais são tipos de textos cuja função comunicativa é reconhecida socil e culturalmente por uma determinada comunidade. Alem de terem ess função comunicativa especifica os generos textuais se caracterizam por organização estrutura gramatical e vocabulario especificos assim como pelo contexto social em que ocorrem.
Reconhecer o genero de um texto significa terconhecimento de seu formato isto e das caracteristicas proprias a ele as quais o distinguem de outros generos. Por exemplo o genero textual receita culinaria contem lista de ingredientes. Ja o resumo de revista apresenta objetivo da pesquisa e conclusão. A familiaridade com genero textual possibilita ao leitor efetuar leituras mais eficientes e direcionadas pois localiza informacoes mais rapidamente.Cognatos
A Semelhança existente entre a língua portuguesa e a língua inglesa em termos de vocabulário deve-se principalmente ao fato de o português ser uma língua latina e de grande parte do vocabulário inglês provir do latim. Por essa razão, até os leitores que julgam nada saber sobre a língua inglesa conseguem reconhecer muitas palavras em textos nesse idioma.

Skimming
Esta estrategia deleitura consiste em observarmos o texto rapidamente apenas para detectar o assunto geral do mesmo, sem nos preocuparmos com os detalhes. Para tanto, é necessário prestar atenção ao layout do texto, titulo, subtitulo(se houver), cognatos, primeiras e/ou ultimas linhas de cada paragrafo, bem como a informação não-verbal (figuras, gráficos e tabelas);
Skimming é muito utilizada em nosso dia a dia,quando folheamos um jornal ou revista para obter uma ideia geral das principais matérias/reportagens. No contexto acadêmico é bastante empregada na seleção de material bibliográfico para trabalhos de pesquisa.

Scanning
Como vimos anteriormente, nossos objetivos determinam o modo pelo qual realizamos a leitura. Quando buscamos uma informação específica, concentramos a atenção apenas emidentificá-la, ignorando outros detalhes do texto. Essa técnica de leitura, conhecida como scannig, consiste em correr rapidamente os olhos pelo texto até localizar a informação desejada. O Scannig é prática rotineira na vida das pessoas. Alguns exemplos são o uso do dicionario para obter informações sobre o significado de palavras, a busca de um numero na lista telefonica, ou a utilização do indice de umarevista ou livro para encontrar um artigo ou capitulo de interesse. Essa tecnica não exige leitura completa nem detalhada do texto.

Interferência contextual
A interferência é uma estrategia de grande valor na compreensão de textos; muitas adivinhações/suposições, que podem ser rejeitadas ou confirmadas, ocorrem até o leitor chegar a interpretação da mensagem. Ao encontrar uma palavra desconhecida,podemos tentar adivinhar seu significado fazendo uso do contexto, isto é, observando a sentença em que a palavra aparece ou as sentenças anteriores e posteriores. A habilidade de inferir é utilizada tambem para resgatar mensagens que não são indicadas explicitamente no texto. Esse processo é conhecido como “ler nas entrelinhas”.
Para ler nas entrelinhas é necessario ter em mente as ideiasexpressas pelo texto, ao inves de palavras isoladas. Consequentemente, os enunciados devem ser lidos por inteiro e não palavra por palavra.
Para inferir palavras ou ideias de um texto, podemos utilizar os seguintes recursos:
Conhecimento Prévio- o conhecimento que o leitor já possui sobre o assunto tratado.
Contexto Semantico- o significado do texto como um todo ( ou seja descobrir o significado depalavras ou ideias a partir do contexto em que estão inseridas, aproveitando as informações contidas em palavras ou sentenças que vêm antes e depois e que contribuem para a construção do sentido global do texto).
Contexto Linguistico- pistas que indicam se a palavra é um substantivo, um adjetivo, um verbo, etc.
Contexto não-linguistico- pistas contidas em gravuras, graficos, tabelas, etc....
tracking img