Coesao e coerencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Pretendemos nesse trabalho, abordar os conceitos de coerência e coesão, mostrando o papel e a importância de cada um desses mecanismos, não só para a leitura e a compreensão de textos, como também para sua produção.

A coerência e a coesão contribuem para conferir textualidade a um conjunto de enunciados. Assim, a coerência, manifestada em grande parte a nível macro textual, é oresultado da possibilidade de se estabelecer alguma forma de unidade ou relação entre os elementos do texto; e a coesão, manifestada no nível micro textual, se refere ao modo como os vocábulos se ligam dentro de uma seqüência.

É importante também lembrar que a coesão pode auxiliar no estabelecimento da coerência, embora às vezes, a coesão nem sempre se manifeste explicitamente através demarcas lingüísticas, o que faz concluir que pode haver textos coerentes mesmo que não tenham coesão explícita.

Cabe argumentar que a coerência (conectividade conceitual) e a coesão (conectividade seqüencial), são requisitos fundamentais para a elaboração de qualquer tipo de texto. Enquanto a coerência se fundamenta na continuidade de sentidos, a coesão pode se apresentar por meio de marcaslingüísticas, observadas na gramática.

1. COESÃO

1.1 Considerações Gerais
São muitos os autores que têm publicado estudos sobre coesão e coerência. Apoiados nos trabalhos de Koch (1997), Platão e Fiorin (1996), Suárez Abreu (1990) e Marcuschi (1983), apresentamos algumas considerações sobre o conceito de coesão com o objetivo de mostrar a presença e a importância desse fenômeno naprodução e interpretação dos textos.
Koch (1997) conceitua a coesão como "o fenômeno que diz respeito ao modo como os elementos lingüísticos presentes na superfície textual se encontram interligados, por meio de recursos também lingüísticos, formando seqüências vinculadoras de sentido." Para Platão e Fiorin (1996), a coesão textual "é a ligação, a relação, a conexão entre as palavras, expressõesou frases do texto." A coesão é, segundo Suárez Abreu (1990), "o encadeamento semântico que produz a textualidade; trata-se de uma maneira de recuperar, em uma sentença B, um termo presente em uma sentença A." Daí a necessidade de haver concordância entre o termo da sentença A e o termo que o retoma na sentença B. Finalmente, Marcuschi (1983) assim define os fatores de coesão: "são aqueles que dãoconta da seqüenciação superficial do texto, isto é, os mecanismos formais de uma língua que permitem estabelecer, entre os elementos lingüísticos do texto, relações de sentido”. A coesão pode ser observada tanto em enunciados mais simples quanto nos mais complexos.
A respeito do conceito de coesão, autores como Halliday e Hasan (1976), em obra clássica sobre coesão textual, que temservido de base para grande número de estudos sobre o assunto, afirmam que a coesão é condição necessária, mas não suficiente, para que se crie um texto. Na verdade, para que um conjunto de vocábulos, expressões, frases seja considerado um texto, é preciso haver relações de sentido entra essas unidades (coerência) e um encadeamento linear das unidades lingüísticas presentes no texto (coesão). Mas essaafirmativa não é categórica nem definitiva, por algumas razões. Uma delas é que podemos ter conjuntos lingüísticos destituídos de elos coesivos que, no entanto, são considerados textos porque são coerentes, isto é, apresentam uma continuidade semântica.
Finalizando, vale dizer, que embora a coesão não seja condição suficiente para que enunciados se constituam em textos, são os elementoscoesivos que dão a eles maior legibilidade e evidenciam as relações entre seus diversos componentes. A coerência em textos didáticos, expositivos, jornalísticos depende da utilização de elementos coesores.

1.2 Mecanismos de Coesão
São variadas as maneiras como os diversos autores descrevem e classificam os mecanismos de coesão. Consideramos que é necessário perceber como esses...
tracking img