Como aumentar lucros de uma transportadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de mostrar de uma forma ampla a empresa Construrban, que é uma prestadora de serviços e tem muitos gastos com transportes, que pequenos investimentos podem mudar a estrutura de uma organização, principalmente focalizando em reduções de custos com manutenções preventivas e corretivas.
Para a elaboração deste trabalho, alémde pesquisas nos setores da empresa, como suprimentos, frotas, contabilidade, visitas nas unidades junto com o operacional, nos baseamos também em pesquisas bibliográficas, para termos fundamento teórico e objetividade, nosso primeiro passo foi conhecer o real problema da empresa, estando totalmente ciente das dificuldades a serem enfrentadas e termos base para implantar o projeto de melhoria.A necessidade deste trabalho surgiu ao tomarmos conhecimento que a Construrban estava deixando de ganhar dinheiro, deixando de aumentar sua margem de lucratividades, por erros pequenos mais significativos. Nosso maior desafio foi mostrar que os erros estavam acontecendo e que era preciso mudar, muitos não conseguiam entender que era preciso intervir, além da dificuldade dos funcionários seadaptarem com o novo projeto, pois de uma forma ou de outra estaríamos mudando os seus hábitos, a forma de trabalho, um pouco da política da empresa, tendo mais transparência, controlando mais, exigindo mais responsabilidades, coisas que não eram feitas.
O foco deste projeto, não era de mudar a política da empresa, mais sim, fazer com que os gestores enxerguem que tudo pode ser melhorado, eque todos os setores devem ter o mesmo peso dentro de uma organização, para que a mesma tenha seus objetivos alcançados e seja a cada dia mais reconhecida no mercado. Como sabemos que os objetivos de qualquer organização é ter lucros, foi uma excelente oportunidade de intervenção, pois
nosso projeto está focalizado justamente para tentarmos aumentar essa lucratividade, reduzindo os custosdesnecessários e qualificando a mão de obra dos colaboradores, fazendo com que poucos investimentos tenham grandes repercussões.

1. HISTÓRICO

Criada em 1995, a CONSTRURBAN iniciou-se com apenas cinco frotas, caminhões usados e financiados. Uma empresa familiar sendo o casal Ubiratan de Carvalho engenheiro civil a esposa Rosemar de Carvalho sem formação e mais um amigo da família,também sem formação.
Neste início não havia praticamente nenhuma margem de lucratividade, por se tratar de prestação de serviço, principalmente de coleta de lixo, os custos de manutenção são muito grandes. Conforme o tempo foi passando com uma ótima administração e visão empreendedora por parte do marido, a empresa foi adquirindo reconhecimento das prefeituras onde a empresa prestavaserviços. A empresa crescia e a cada dia, a cada licitação, ficava mais conhecida pela qualidade do seu serviço prestado.
Em 1997 a empresa já trabalhava com a prefeitura de SCS São Caetano do Sul, com suas cinco frotas iniciais e com a prefeitura de Santo André com mais duas frotas adquirida no mesmo ano e iniciando o ano de 2000 com sete frotas e duas licitações ganha.
No início de 2001 aempresa comprou seu próprio prédio, que até então era alugado, na época pagou em torno de R$ 50.000,00 na moeda de hoje. Contratou cinco pessoas para trabalhar na área administrativa e 25 coletores de lixo (gari).
No meio do ano a empresa conquistou até então seu melhor contrato onde todas as concorrentes gostariam de trabalhar, ganhou a licitação de 5 anos no CEAGESP (Companhia deEntrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), para fazer a coleta de lixo e destinação final.
Com as exigências do novo contrato a empresa precisaria de mais cinco veículos compactadores de lixo, novos ou sem-novos, com no mínimo dois anos de uso, para atingir o nível de coleta dos resíduos exigidos pelo CEAGESP.
Foi então que a empresa deu seu primeiro grande passo. Através do BNDES...
tracking img