coerencia

Páginas: 6 (1282 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2013
FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE – FAINOR
ALUNA: TALITA PIRES CALASANS
SEMESTRE: 1º - NOTURNO
DISCIPLINA: PORTUGUÊS JURÍDICO
PROFª: LAYANE DIAS












COERÊNCIA E COESÃO TEXTUAIS
II UNIDADE



















FAINOR
2013 – 1
Introdução


A lingüística textual, como ciência da estruturação e do fundamento dos textos toma, pois como objetoparticular de investigação, dentre outras, as falhas das gramáticas da frase no tratamento de fenômenos . Nesse sentido, o trabalho exposto examina dois fatores: coesão e coerência.
Para que um texto apresente coesão, devemos escrever de maneira que as ideias se liguem umas às outras, formando um fluxo lógico e contínuo. Quando um texto está coeso, temos a sensação de que sua leitura se dá comfacilidade.
Já coerência resulta do processo cognitivo do texto, bem como, permite uma análise mais profunda do mesmo. É considerada o fator fundamental da textualidade, porque é responsável pelo sentido do texto. Envolve não só aspectos lógicos e semânticos, mas também cognitivos, na medida em que depende do partilhar de conhecimentos entre os interlocutores.
Contudo, a finalidade da coesão ecoerência é procurar tornar explicito mecanismos de estruturação e de compreensão de textos. Sendo por si um assunto bastante complexo.
















Coerência e Coesão Textuais


A coesão e a coerência constituem dois fatores importantes de textualidade. Nesse sentido, há autores que distinguem dois níveis de analise, correspondendo a coesão e a coerência, embora a terminologiapossa ser diferente; outros não distinguem, e outros ou fazem apenas referencia a apenas um desses fenômenos ou estudam vários de seus aspectos sem qualquer rotulação.
Segundo Halliday e Hasan(1976) afirmam que o que permite determinar se uma serie de sentenças constitui ou não um texto são as relações coesivas com e entre as sentenças, que criam as textura: “ Um texto tem uma textura e é istoque o distinguem de um não texto. O texto é formado pela relação semântica de coesão”.
Já Beaugrande e Dressler (1981) consideram constituírem a coesão e a coerência níveis diferentes de analise. A coesão, manifestada no nível microtextual, refere-se aos modos como os componentes do universo textual, isto é as palavras que ouvimos ou vemos, estão ligados entre si dentro de uma sequência. Jà acoerência, por sua vez, manifestada em grande parte macrotextualmente, refere-se aos modos como os componentes do universo textual, isto é os conceitos de e as relações subjacentes ao texto de superfície, se unem numa configuração, de maneira reciprocamente acessível e relevante. Assim a coerência é o resultado de processos cognitivos operantes entre entre os usuários e não mero traço dostextos.
A partir das analises anteriores exposta pelos autores acima referidos, é possível salientar que os fatores de coesão são os que dão conta da estruturação da sequência superficial do texto; e os de coerência, os que dão conta do processamento cognitivo do texto e permitem uma análise mais profunda do mesmo, nesse sentido, enquanto a coesão se dá ao nível microtextual – conexão de superfíciedo texto, a coerência caracteriza-se como o nível de conexão conceitual e estruturação do sentido, manifestado, em grande parte, macrotextualmente.
Ingedore villaça e Luiz Carlos travagua em seu livro “A coerência textual” pretende em sua obra apenas introduzir os leitores ao estudo da coerência textual . É a coerência que faz com que uma seqüência linguística qualquer seja vista como umtexto, porque é a coerência, através de vários fatores, que permite estabelecer relações (sintático-gramaticais, semânticas e pragmáticas) entre os elementos da sequência (morfemas, palavras, expressões, frases, parágrafos, capítulos, etc), permitindo construí-la e percebê-la, na recepção, como constituindo uma unidade significativa global. Portanto é a coerência que dá textura e textualidade à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • coerencia
  • Coerencia
  • coerencia
  • Coerência
  • coerência
  • Coerência
  • coerencia
  • Coerencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!