coerencia

Páginas: 2 (306 palavras) Publicado: 9 de julho de 2014
Coerência e Coesão
Para que um texto tenha o seu sentido completo, ou seja, transmita a mensagem pretendida, é necessário que esteja coerente e coeso. Na construçãode um texto, assim como na fala, usamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compreensão do que é dito ou lido.
Em resumo, podemos dizer que a coesão trata daconexão harmoniosa entre as partes do texto, do parágrafo, da frase. Ela permite a ligação entre as palavras e frases, fazendo com que um dê sequência lógica ao outro. Acoerência é a relação lógica entre as ideias, fazendo com que umas complementem as outras, não se contradigam e formem um todo significativo que é o texto.
Três princípiosbásicos são necessários para compreendermos melhor o que é coerência textual:

1) Princípio da Não Contradição: Um texto deve apresentar situações ou ideias lógicas queem momento algum se contradigam;
2) Princípio da Não Tautologia: A tautologia nada mais é do que um vício de linguagem que repete ideias com palavras diferentes aolongo do texto, o que compromete a transmissão da informação;
3) Princípio da Relevância: Um texto com informações fragmentadas torna as ideias incoerentes, ainda que cadafragmento apresente certa coerência individual. Se as ideias não dialogam entre si, então elas são irrelevantes.
Um texto incoerente é o que carece de sentido ou oapresenta de forma contraditória. Muitas vezes essa incoerência é resultado do mau uso daqueles elementos de coesão textual. Na organização de períodos e de parágrafos, um errono emprego dos mecanismos gramaticais e lexicais prejudica o entendimento do texto. Construído com os elementos corretos, confere-se a ele uma unidade formal.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coerencia
  • coerencia
  • Coerência
  • coerencia
  • coerência
  • Coerência
  • coerencia
  • Coerencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!