Coeficiente de atrito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

ENGENHARIA ELÉTRICA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA


Rafael Faria de Paula
Thiago Augusto Rodrigues
Eduardo Germano
Wagner Flavio CotaTeixeira

Contagem março 2012

TÍTULO: Coeficiente de Atrito

OBJETIVOS:
Identificar forças que atuam em um corpo, que se encontra em atrito com um meio;

Mostrar a relação da posição com otempo através da análise do atrito com a superfície.

INTRODUÇÃO TEÓRICA:

1 - Força de Atrito

A força de atrito é uma força de importância indiscutível, pois ela está presente em praticamentetodos os momentos do nosso dia-a-dia. Sem ela, seria impossível você estar agora sentado lendo esse texto, pois você já teria escorregado pela sua cadeira. O simples ato de andar também seria inviável,pois sem o atrito você não teria apoio nem para ficar de pé.

Para que exista a força de atrito, é necessário existir o contato entre duas superfícies, como por exemplo, o pneu de umautomóvel e o asfalto. O pneu é aderente e o asfalto é áspero, e essa combinação gera uma força de atrito que fará o automóvel se movimentar sem derrapar pela pista.

Define-se a força de atritocomo uma força de oposição à tendência do escorregamento. Tal força é gerada devido a irregularidades entre as duas superfícies que estão em contato.
2 - Força de atrito estático e cinético
É comumnos depararmos com a tarefa de empurrar algum objeto pesado, como um guarda roupa, e encontrarmos alguma dificuldade para tirá-lo do lugar. Tal dificuldade vem do fato de o chão e a base do guardaroupa serem ásperos, e também de o guarda roupa ser muito pesado.

Observamos também que não conseguimos mover o guarda roupa de imediato. É preciso fazer uma força relativamente grande, e -depois que se consegue estabelecer o movimento - é mais fácil manter o guarda roupa nesse estado do que tirá-lo do lugar.

Essa situação se explica pela existência de dois tipos de...
tracking img