Codigo florestal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A natureza e as origens da sociologia
A importância da sociologia

Sociologia e o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas.Objetivo da sociologia e tornar compreensões cotidianas da sociedade mais sistemáticas e precisas,á medida que suas percepções vão além de nossas experiências pessoais.
Às vezes, a limitação é óbvia, até mesmo opressiva e enfraquecedora;muito frequentemente é sutil e até mesmo despercebida. Entretanto, ela está constantemente moldando nossos pensamentos, sentimentos e ações.
Todos nós vivemos numa teia complexa de causas que dita muito do que vemos, sentimos e fazemos. Nenhum de nós é totalmente livre; na verdade, podemos escolher nosso caminho na vida cotidiana,mas nossas opções são sempre limitadas.Isso reforça a ideiasociológica de que o homem é produto e produtor de sua cultura.Ele constrói o seu meio e é por este construído.
A sociologia examina essas limitações e,como tal,é uma área muito ampla,todos os símbolos culturais que os seres humanos criam e usam para interagir e organizar a sociedade;e busca entender as transformações que esses processos provocam na cultura e estrutura social.
Quando a estrutura básicada sociedade e da cultura muda, as pessoas buscam o conhecimento sociológico.foi a razão principal de a sociologia surgir em primeiro plano como uma disciplina diferente nas primeiras décadas do século XIX.
O surgimento da sociologia
Uma das características marcantes da globalização são os sistemas de comunicação que unem e aproximam os espaços.
Ianni(1922)e Souza Neto (1998) constatam que aglobalização não é um fato acabado,mais um fenômeno em marcha,que destrói possibilidade e,ai mesmo tempo,cria outras.È um movimento que atinge todas as esferas da vida social,individual e coletiva.
Rifkin(1995) caracteriza o movimento da globalização como uma era de mercados globais,de produção automatizada,ele constata que a dinâmica da globalização como uma era de mercados globais,de produçãoautomatizada,ele constata que a dinâmica da globalização poderá conduzir a humanidade a um porto seguro ou a um terrível abismo.
Conceitos e aplicações
O movimento intelectual resultante é denominado de Iluminismo ou Século das luzes.pois a influência da relegião,da tradição e do dogma no pensamento intelectual foi finalmente rompida.
Na Inglaterra, esse novo pensamento foi denominado de Era daRazão.
Auguste comte (1798-1857),o fundador da sociologia
Física social e sociologia.
A principal contribuição de comte para o desenvolvimento da sociologia foi sua defesa pela aceitação da sociologia como uma área legítima de estudo. Assim que comte despendeu muito o seu notável trabalho, justificando o direito de a sociologia de ser reconhecida como ciência.
A lei dos três estados, na qual oconhecimento está sujeito,em sua evolução,a passa por três estados diferentes.Primeiro e o teológico em que o pensamento sobre o mundo é denominado pelas considerações de sobrenatural, religião e deus ;o segundo estado é o metafísico em que as atrações do sobrenatural são substituídas pelo pensamento filosófico sobre a essência dos fenômenos e pelo desenvolvimento da matemática,lógica e outrossistemas neutros de pensamento;e o terceiro estado é o positivo,em que a ciência,ou a observação cuidadosa dos fatos empíricos,e o teste sistemático de teorias tornam-se modos dominantes para se acumular conhecimento.
A sociedade como um todo,bem como o pensamento sobre a cada domínio do universo,evolui através desses três estágios,mas em velocidades diferentes:a sociologia foi a última ciência asurgir,ou pelo menos assim comte a concebia.
O primeiro sociólogo Inglês: Herbert Spencer (1820-1903)
Depois do trabalho de Comte, Herbert Spencer foi o primeiro sociólogo do século XIX a prosseguir com a sociologia científica.
Spencer desenvolveu uma teoria de organização social do homem, apresentando uma vasta série de dados históricos e etnográficos para fundamentá-la.
Para Spencer a...
tracking img