Codigo de pronunciamento contabil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O objetivo deste trabalho é apresentar as demonstrações contábeis e o Ativo não Circulante, são um importante instrumento, que os administradores devem utilizar para as tomadas de decisões, visando otimizar os resultados e criar novas situações para as entidades.
Vão ser abordadas as características, definições, reconhecimento, e mensuração das demonstrações contábeis e doAtivo não Circulante, seguimentos esses, que são abordados pelos CPC’S 26 e 31, que trazem definições que devem ser seguidas.

2. Demonstrações Contábeis

As demonstrações contábeis ou demonstrações financeiras são formadas por um conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas conforme Lei (6.404\ 76, art. 176) e deverão ser elaboradas ao final de cada exercíciosocial pela diretoria, com base na escrituração contábil mercantil da companhia. A duração do exercício social é definida na Lei 6.404\76, art. 175 onde consta que a duração do exercício social é de um ano e a data do término será fixada no estatuto da sociedade por ações, não tendo como obrigatoriedade o exercício social acompanhar o ano calendário. Ao serem publicadas, as demonstraçõescontábeis deverão indicar os valores atuais e valores anteriores, com objetivo de fazer um comparativo da situação atual com a situação anterior, para que o usuário possa verificar a evolução da empresa de um período para o outro. As demonstrações contábeis são elaboradas com base na escrituração contábil. As demonstrações contábeis são necessárias para a tomada de decisão de uma empresa, que se malescolhida, podem por em risco o patrimônio da empresa, pois através das demonstrações contábeis a empresa toma decisões sobre investimentos, analisa possíveis reduções de custos, realiza diversos atos gerenciais vislumbrando situações seguras e favoráveis, com a finalidade de obter resultados positivos.

3. Objetivo

As demonstrações contábeis são preparadas anualmente e tem o objetivo detransmitir as informações aos usuários, proporcionado uma base objetiva de informações indispensáveis sobre a situação econômica, obtendo assim haver uma comparação dos resultados dos exercícios anteriores. As demonstrações contábeis devem ser elaboradas de acordo com a legislação pertinente , com observância dos princípios fundamentais de confiabilidade e das normas brasileiras de contabilidade.4. Alcance

É voltado para entidades com fins lucrativos, incluindo entidades de negocio do setor publico. No caso das entidades publicas e privadas sem fins lucrativos, podem ter que retificar as descrições usadas para itens específicos das demonstrações contábeis e mesmo para a mesma.

5. Usuários e suas necessidades de informação

Os usuários das demonstrações contábeisincluem-se os investidores atuais e potenciais, empregados, credores, clientes, governo e o público. Eles usam as demonstrações para satisfazer suas necessidades de informação. Essas necessidades podem ser informações que possibilitem determinar se a entidade tem capacidade de pagar suas contas (empréstimos, juros, duplicatas, etc.); O governo, por exemplo, interesse na destinação de recursos para fimfiscal.
Os usuários são divididos em Usuários externos e internos: O usuário interno, além das informações contidas nas demonstrações contábeis divulgadas pela entidade, também tem acesso a dados históricos mais precisos e a informações internas e, portanto, está numa posição privilegiada em relação ao analista externo. São todas as pessoas ou grupos de pessoas relacionadas com a empresa e quetêm facilidade de acesso às informações contábeis, como: gestores, empregados, sócios, entre outros. Sob o ponto de vista do usuário interno, quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a sua importância como instrumento de avaliação de performance da entidade.

O usuário externo é aquele que irá trabalhar com as demonstrações contábeis...
tracking img